Ação da Polícia Civil e Militar resultou na morte de Francisco Rodrigo Assunção, 29, o ‘Piauí’, atual líder de do Comando Vermelho, facção atuante dentro da cidade de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) e da região. Outro membro do comando, identificado como Thiago Henrique Alves, 30, responsável pelo tráfico, foi preso em flagrante em uma casa usada pela dupla, onde foram encontradas e apreendidas várias porções de droga, armas de fogo e uma quantia de R$ 14.305.
Conforme as informações, Polícia se mobilizou para cumprir os mandados de prisão e busca e apreensão contra Francisco e Thiago, por volta das 9h, no bairro Parque das Américas. Segundo o relato, eles são ‘sócios’ no tráfico e ainda possuem status de chefia dentro do Comando Vermelho.
Durante a diligência, os investigadores flagraram o momento em que a dupla deixava a casa em um veículo. Eles foram seguidos e os policiais esperaram o momento certo para fazer a abordagem, que foi no retorno para a residência. Um cerco foi montado e, em voz alta, foi ordenado para que a dupla deixasse o local.
Mas, Francisco e Thiago correram para os fundos da casa, onde Thiago tentou pular o muro lateral, mas acabou sendo impedido por um investigador. Ele foi contido e preso. Já Francisco, que estava com uma arma em punhos, voltou para dentro da casa e fechou a porta.
Policiais tentaram negociar sua saída, mas ele dizia que não iria sair. Um dos investigadores chutou a porta, fazendo com que o suspeito caísse – já que estava atrás dela. Momento em que ele empunhou a arma em direção dos policiais, que efetuaram tiros para conter a ação dele.
Ao perceber que ele estava com sinais vitais, Francisco foi levado para uma unidade médica, mas acabou morrendo em seguida. Já Thiago foi encaminhado preso algemado para a delegacia.
Droga e dinheiro
Na casa os policiais encontraram várias trouxinhas de maconha, uma quantia de R$ 14.305, frutos do tráfico de droga, além de anotações com informações sobre compra e venda das drogas e nome dos clientes. Munições também foram encontradas.
O carro usado pelos traficantes foi apreendido, ele também escondia porções de drogas. Foi visualizado que os celulares usados pelos dois foram quebrados com o objetivo de dificultar a investigação.
Thiago tinha passagens por tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Ele foi condenado por crime patrimonial em Rondônia, após ser preso por explodir caixas eletrônicos.
Já Francisco foi nomeado líder do CV após a polícia prender a ex-liderança. Ele estava responsável pela ‘disciplina’ dos faccionados e também em distribuir as drogas pelas bocas de fumo da cidade.