Por : RDnews
O ex-policial Militar Vail Silva Abreu, de 32 anos, é alvo da 2º fase da Operação Cerberus, contra tráfico de drogas e extorsão. Foi preso pela Polícia Federal, em Cáceres ( a 212 km de Cuiabá), pego no bairro Dner, na tarde de ontem (9). Em depoimento, o suspeito confessou a participação de mais dois PMs que estão lotados no Batalhão Ambiental e em uma companhia, ambos em Cáceres. Na sexta (6), os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na fazenda Nossa Senhora de Fátima, do 3º sargento Adelso
A operação foi deflagrada na quarta (4) e investiga a organização criminosa, com antecedentes criminais extremamente violentos, tendo passagens por extorsão, homicídios e tráficos. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Cuiabá, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Conforme a PF, foram apreendidos celulares, veículos e armas de fogo. A justiça determinou o bloqueio de até R$ 5,5 milhões das contas dos investigados, além do sequestro de veículos e imóveis, carros, lanchas e até gado registrados nos nomes dos investigados. Há fortes indícios de que os investigados subtraíram carregamentos de drogas de traficantes e os venderam para outros criminosos.
A organização criminosa, envolvendo ex-policiais militares e civis e outros na ativa, repassava informações dos carregamentos introduzidos na região de Cáceres através da fronteira com a Bolívia. Em posse dessas informações o grupo agia de maneira cruel e extrema violência, matando as “mulas” e intimidando outros grupos de traficantes.
As investigações apontam que os investigados ostentam padrão incompatível com seus rendimentos lícitos, abriram empresas de fachada e usaram familiares para ocultar patrimônio.
Durante as investigações, em 16 de setembro deste ano, após informações repassadas pela Polícia Federal, a Polícia Militar, por meio da Força Tática, realizou uma ação conjunta que resultou na prisão de outros quatro envolvidos, em um flagrante que apreendeu aproximadamente 120 kg de cocaína, três veículos, arma de fogo e quase sessenta mil reais em espécie.