“Temos recebido muitos turistas que vem visitar nossa comunidade. Isso
fomenta o comércio local, incentiva as pessoas a produzirem. É uma
esperança no futuro”. A declaração é da artesã Jiliane da Silva, que
mora no Distrito de Limpo Grande, em Várzea Grande.
Em 2020, o Governo do Estado, sob a gestão Mauro Mendes (União),
candidato à reeleição, entregou 13 quilômetros de asfalto novo ligando
os distritos de Capão, Aguaçu e Limpo Grande, todos em Várzea Grande.
A infraestrutura foi o tema do programa eleitoral de Mauro Mendes desta
quarta-feira (07.09) e mostrou que sob seu comando, o governo vai
entregar até o final do ano 2,5 mil quilômetros de rodovias asfaltadas
em todo Estado.
Entre os destaques, a inauguração da Ponte sobre o Rio das Mortes,
chamada de Ponte da Integração, que liga Cocalinho a Nova Nazaré e todo
o Vale do Araguaia.
João Yan, 15 anos, é morador de Cocalinho e aluno da Escola Estadual
Jaraguá, em Água Boa, e contou que precisava sair de casa às 6 horas,
pegar a balsa para atravessar o rio e, então, seguir para a escola.
“Às vezes ficava até 4 horas esperando para passar na balsa. Quando
chegava na escola já tinha um monte de mensagens perguntando se eu tinha
chegado bem. Todos na região sempre sonharam com essa ponte e quem
passou tanto tempo sofrendo passando em balsa, fala ‘agora ficou bom’. É
um sonho realizado”, disse.
O caminhoneiro José Carlos da Rocha afirmou que a inauguração da ponte
“é um dia de festa. É só maravilha. É só benção”. E para o também
caminhoneiro Francisco Barbosa, a ponte é sinônimo de desenvolvimento.
“A gente nem imaginava que um dia pudesse ter asfalto, pudesse ter
ponte”.
“O Vale do Araguaia está atendido com essa ponte e temos que elogiar
aquilo que se começa e termina”, declarou Antônio Baldo, produtor rural
da região. Antes da ponte, produtores, moradores e caminhoneiros
precisam aguardar até 48h horas para atravessar o rio com a balsa.
Para Mauro Mendes, a importância da melhoria da infraestrutura e
logística não alcança apenas aos produtores e caminhoneiros para
escoamento da produção. “Nessa mesma estrada, passam pessoas que vão
visitar sua família. E passam o progresso, o desenvolvimento e muitos
empregos e oportunidades que vão ser gerados em todo Estado”.
“Essa é a visão que nosso governador tem e para nós do campo e da
cidade, é uma beleza”, afirmou Ezequiel Barbosa, produtor rural.
Além de obras de asfaltamento e construção de pontes, o Governo lançou o
programa MT Iluminado e está entregando para 136 municípios luminárias
de LED, que vão deixar Mato Grosso 100% iluminado. Também entregou 481
máquinas e equipamentos e ajuda os municípios a asfaltar ruas e
avenidas. Todas essas ações são feitas em parceria com as prefeituras.
Mauro ainda destacou a construção da 1ª Ferrovia Estadual, que vai ligar
Rondonópolis, passando por Cuiabá e Campo Verde, até Lucas do Rio Verde.
E o Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído em Cuiabá, na
saída para Chapada dos Guimarães. “Será um grande espaço para as
famílias mato-grossenses”.
BRT
No programa, Mauro Mendes também falou sobre o modal BRT, em Cuiabá e
Várzea Grande. Ele explicou que a mudança para o VLT só ocorreu porque
políticos tinham a intenção de aumentar o valor da obra e, com isso,
para receber propina. Fato confessado por um ex-governador.
“Quando assumi em 2019, assumi o compromisso de estudar o assunto e
quando essa análise foi concluída, ficou comprovado que a melhor solução
técnica para o transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande é o BRT. O
sistema é elétrico, moderno e muito eficiente, além de ser mais barato
na sua implantação e custar muito mais barato para o cidadão”, pontuou o
governador.
Propostas
Mauro também trouxe as propostas para um próximo mandato: asfaltar 2,6
mil km de novas rodovias e recuperar o asfalto de mais 1,5 mil km;
construir 120 pontes de concreto e substituir 1.000 pontes de madeira,
em parceria com as prefeituras.
“Vamos continuar ajudando os municípios, transferindo recursos em
dinheiro para asfaltar ruas e avenidas”, finalizou ele.