O Ministério Público de Mato Grosso (MP) informou ter encaminhado, nesta segunda-feira (31), um ofício à Procuradoria da República no Estado solicitando a adoção de providências em relação ao bloqueio de vários pontos das rodovias federais BRs 163, 364, 158, 070 e 174.
A medida foi adotada após o recebimento de reclamações de pessoas que precisam se deslocar para tratamento de saúde e outras situações de urgência. O ofício é assinado pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
Os fechamentos são promovidos por caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), perdedor da eleição presidencial no último domingo (30). Eles dizem não aceitar o resultado do pleito e pedem a intervenção do exército – o que não tem embasamento legal.
Caminhoneiros e outras pessoas atearam fogo em pneus interrompendo o tráfego de veículos. Além do deslocamento de pessoas para tratamento de saúde, notícias que chegaram ao MP relatam problemas com o abastecimento de alimentos e medicamentos.
O procurador-geral de Justiça também encaminhou ofício aos promotores de Justiça solicitando a adoção de providências caso venha a ocorrer bloqueios em rodovias estaduais.