Ministério Público destina recursos de TACs para impressão de e-book sobre o rio Ronuro

0

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop (a 500km de Cuiabá) destinou R$ 44.736,00 para impressão do e-book “Biodiversidade da Estação Ecológica do Rio Ronuro”, lançado no início de julho. O projeto da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Uniselva, cadastrado no Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público, recebeu recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados em três procedimentos extrajudiciais. A impressão será feita em breve.

Reunindo investigações de 89 pesquisadores da UFMT e de outras 16 instituições de ensino e pesquisa, o livro digital traz um panorama das análises realizadas pelo Núcleo de Estudos em Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense (Nebam) do campus de Sinop. A obra, que visa reduzir as lacunas de conhecimento sobre a biodiversidade em Mato Grosso, reúne conhecimento científico levantado desde 2016 na unidade de conservação Estação Ecológica do Rio Ronuro.

O livro é composto por 21 capítulos com informações sobre a criação da unidade de conservação e a importância dela para a região, a qualidade da água, a flora e a fauna da estação ecológica. A obra pretende disseminar o conhecimento por meio da distribuição gratuita para escolas públicas, universidades, secretarias municipais do Meio Ambiente, bibliotecas públicas, entre outras entidades.

“Os resultados obtidos ao longo desses quatro anos de estudos são de extrema importância, visto que se desvenda uma parte da biodiversidade desse nosso importante parque estadual, fato que contribuirá para tomada de decisões e guiará futuros estudos na região”, defendeu o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto. Para o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, a destinação de recursos reforça o compromisso do MPMT na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Na página cinco da publicação, consta um agradecimento especial ao MPMT, “que atento às causas ambientais da região, e ao fortalecimento da pesquisa científica nas instituições de ensino superior, viabilizou por meio de Termos de Ajustamento de Conduta os recursos financeiros indispensáveis para a publicação da obra”.

Em formato digital, o livro está disponível para download gratuito aqui.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here