Por Andréia Sadi:G1.com
O ex-ministro Sergio Moro tem dito a aliados que não desistiu da candidatura à Presidência da República, mas, sim, que busca construir o projeto em um partido com estrutura, como o União Brasil. ele afirma que quer ajustar o diálogo com outros partidos para ser o nome mais competitivo da terceira via.
Ontem (31), Moro anunciou que migrou do Podemos para o União Brasil. Como o blog publicou, parte do União Brasil, que veio do antigo DEM, diz que a condição para Moro se filiar ao partido era desistir da pré-candidatura à Presidência da República e disputar um cargo no Legislativo.Caso contrário, ele poderia ser vetado a ingressar no União Brasil.
Também na quinta-feira, Moro anunciou que desistiu “neste momento” da candidatura – o que foi visto como um gesto para acalmar esse setor do novo partido. No entanto, nos bastidores, Moro repete que nunca disse que seria candidato a deputado federal e que está em busca de caminhos alternativos para a construção de uma candidatura presidencial competitiva.
Para isso, precisa de estrutura, dinheiro de partido e tempo de TV. Nada disso havia no Podemos e, sim, no União Brasil. No entanto, ele vai precisar convencer os dirigentes de seu novo partido de que o melhor caminho para o União Brasil é a sua candidatura ao Planalto.