Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso registra 38 casos confirmados para a Monkypox- Varíola dos Macacos. A maioria dos casos estão concentrados na região metropolitana, sendo 20 em Cuiabá e 8 em Várzea Grande.
Também há casos confirmados em Nova Xavantina,Tangará da Serra, Barra do Garças, Sorriso, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis. Além dos casos confirmados, há 124 notificações.
Os dados estatísticos revelam que 89,19% dos casos confirmados são em homens e 10,81% em mulheres. A maior faixa etária de contaminações é de 18 a 40 anos de idade.
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.