Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, do último domingo (17) mostrou que Mato Grosso está entra as principais rotas do tráfico de cocaína para Europa. O ex-major da Polícia Militar Sérgio Roberto de Carvalho era o responsável por um dos esquemas descoberto e desmantelado pela Polícia Federal.
O esquema do homem conhecido como “Pablo Escobar brasileiro” trazia a droga de países da América Latina até o Brasil e depois seguia para Europa.
Mato Grosso era uma das rotas por ter muitas fazendas e pistas clandestinas que recebem os voos vindos do exterior com a droga.
Segundo a Polícia Federal, só em 2022 a quadrilha conseguiu enviar 16 toneladas de cocaína para a Europa.
O ex-major, porém, foi preso em junho, em um restaurante na Hungria. Ele usava um passaporte mexicano falso e chegou a mentir para os policiais durante o primeiro depoimento.
Com a prisão do “Pablo Escobar brasileiro”, a investigação obteve mais detalhes do esquema da quadrilha.
Segundo a reportagem, nas duas últimas semanas, a Polícia Federal desencadeou uma série de operações de prisão, busca e apreensão para desmantelar a quadrilha. Foram identificados portos brasileiros usados pela organização criminosa para exportar a droga ao exterior.
Os presos nesta operação podem responder por tráfico internacional de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Desde o início das investigações, a PF impediu o envio de cerca de oito toneladas de cocaína. Já o ex-major segue preso na Hungria, onde aguarda julgamento.
Veja a reportagem AQUI.