Na era da tecnologia, o foco é uma educação cada vez mais humana

0

Há décadas, um dos maiores desafios do Brasil está em nosso sistema educacional, tanto no que se refere à qualidade, como no que se refere à adaptação às novas tecnologias e à inclusão.

É no ensino que se encontra a base da sociedade, desde a formação da cidadania, até o preparo de todos os passos do processo de formação profissional do estudante, até que ele se torne um indivíduo com um papel definido de contribuição, para o desenvolvimento econômico e social.

E é no ensino que está a base da ciência, da tecnologia e da inovação, três nomes juntos que definem algo grandioso, que é a nossa capacidade de adaptação e sobrevivência às mudanças de cada época.

O grande erro de muitos gestores foi negligenciar o papel transformador da educação e deixá-la em último lugar, na lista de prioridades. Educação tem que vir primeiro, pois define que seremos, no longo prazo, perdurando como nosso maior patrimônio.

Estamos na era do avanço constante de todas as tecnologias e devemos, sim, estar adaptados a elas. Fazemos bom uso de tuo o que nos alavanca, para os melhores resultados, seja do ponto de vista individual ou coletivo.

Mas temos também os desafios de construir, diariamente, uma educação inclusiva, humana e que busca desenvolver, de forma global, as habilidades das pessoas e em constante transformação. Essa é a verdadeira educação do futuro.

 

*SÍLVIO APARECIDO FIDÉLIS  é  professor e historiador; secretário de Educação de Várzea Grande; e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Centro-Oeste.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here