No São Benedito o fogo começou em aparelho de ar instalado na enfermaria, ontem a noite

0

Fogo que causou pânico e colocou pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, começou em um aparelho de ar-condicionado instalado em um leito de enfermaria do segundo andar. Veja um vídeo gravado no local que mostra parte das chamas.

A confirmação foi feita pelo diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, na porta da unidade, que ainda está sendo vistoriada pelo Corpo de Bombeiros e por peritos.

“O pessoal da perícia está olhando, mas os aparelhos estão com a manutenção em dia. Não podemos dizer que é normal, há manutenção preventiva, mas eles funcionam 24h, não tem como prever”, disse.

Não há informações se o fogo chegou a consumir toda a enfermaria. Mas, a fumaça tomou conta de pelo menos 3 andares do hospital, que foi rapidamente esvaziado com a ajuda dos profissionais de Saúde e da Segurança Pública.

No local, havia diversos caminhões dos bombeiros, policiais e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo Rós, agora, uma força-tarefa vai encaminhar os pacientes para outras unidades.

“Essas unidades são as UBS, Santa Casa, Pronto-Socorro antigo. Mas, tem alguns que vão ficar aqui, pelo menos 15. Já foi analisada a situação, está tudo controlado”, finalizou.

Veja a nota da Saúde Municipal na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública informam:

-O Hospital São Benedito passou por um princípio de incêndio por volta das 19h deste domingo (15). Ao que tudo indica, o fogo começou em um aparelho de ar condicionado de uma das enfermarias do segundo andar. O fogo já foi controlado;-Todos os pacientes que estavam no primeiro, segundo e terceiro andares já foram retirados;

-Os pacientes que estavam internados em UTIs foram imediatamente transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, para o antigo Pronto Socorro Municipal e para a Santa Casa;

-Nenhum paciente ficou ferido devido ao princípio de incêndio. A retirada dos pacientes foi necessária devido à grande quantidade de fumaça que tomou conta dos 3 primeiros andares;

-Ainda há pacientes internados no quinto andar, sem necessidade de remoção.-O prefeito Emanuel Pinheiro ressalta que todos os esforços estão sendo empenhados para salvar vidas e que nenhum paciente ficou ferido ou foi a óbito por decorrência deste incidente.”

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here