Os conselheiros José Carlos Novelli e Antonio Joaquim reintegraram ao cargo no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (22) no gabinete do presidente do órgão, Guilherme Maluf. Eles estavam afastados desde 2017 após suspeita de corrupção.
Com o retorno dos conselheiros, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), deixam o Pleno os conselheiros substitutos Moisés Maciel e Isaías Lopes da Cunha.
A Justiça determinou na quinta-feira (18) que Novelli, Antônio Joaquim, Waldir Júlio Teis e Sérgio Ricardo de Almeida, voltem ao cargo. No entanto, o TCE informou que até agora não recebeu notificação para a reintegração dos dois últimos.
Além deles, Valter Albano também tinha sido afastado, mas ele conseguiu uma decisão e retornou à função em setembro de 2020, sob a alegação de que estava sofrendo constrangimento ilegal, pois estava há 3 anos afastado e ainda não havia sido denunciado.
Os cinco conselheiros foram afastados em setembro de 2017, após serem citados pelo ex-governador Silval Barbosa em delação premiada, como beneficiados com um esquema de corrupção no governo do estado, durante a gestão dele, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na Operação Malebolge, da Polícia Federal.