Entregando aquela que talvez seja a melhor interpretação da sua carreira, Anthony Hopkins ganhou o Oscar de melhor ator. Venceu Riz Ahmed – ‘O Som do Silêncio’, Chadwick Boseman – ‘A Voz Suprema do Blues’, Gary Oldman – ‘Mank’ e Steven Yeun – ‘Minari’.
Com ‘Nomadland’, Frances McDormand conquista seu terceiro Oscar. Competiu com Viola Davis – ‘A Voz Suprema do Blues’, Andra Day – ‘Estados Unidos Vs Billie Holiday’, Vanessa Kirby – ‘Pieces of a Woman’ e Carey Mulligan – ‘Bela Vingança’.
Um dos favoritos da noite, ‘Nomadland’ levou o prêmio mais desejado da noite. ‘Meu Pai’, ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Mank’, ‘Minari’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’ ficaram sem a estatueta.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Com uma atuação extremamente carismática em ‘Minari’, a coreana Yuh-Jung Youn levou o prêmio. Bateu Maria Bakalova – ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’, Glenn Close – ‘Era uma Vez um Sonho’, Olivia Colman – ‘Meu Pai’ e Amanda Seyfried – ‘Mank’.
*Quem merecia ganhar: Olivia Colman
Quem ganhou:
MELHOR DOCUMENTÁRIO
A história de um mergulhador que acompanha a vida de uma fêmea no fundo do mar rendeu o prêmio a ‘Professor Polvo’. Derrotou ‘Collective’, ‘Crip Camp: Revolução pela Inclusão’ (produzido pelo casal Obama), ‘The Mole Agent. e ‘Time’.
Por seu trabalho na direção de ‘Nomadland” Chloé Zhao ficou com a estatueta, deixando para trás Thomas Vinterberg – ‘Druk: Mais uma Rodada’, David Fincher – ‘Mank’, Lee Isaac Chung – ‘Minari’ e Emerald Fennell – ‘Bela Vingança’.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Por seu trabalho na direção de ‘Nomadland” Chloé Zhao ficou com a estatueta, deixando para trás Thomas Vinterberg – ‘Druk: Mais uma Rodada’, David Fincher – ‘Mank’, Lee Isaac Chung – ‘Minari’ e Emerald Fennell – ‘Bela Vingança’.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mantendo seu favoritismo, ‘Druk: Mais uma Rodada’ ficou com o Oscar. Deixou pra trás ‘Better Days’ (Hong Kong), ‘Collective’ (Romênia), ‘O Homem que Vendeu Sua Pele’ (Tunísia) e ‘Quo Vadis, Aida?’ (Bósnia).
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Como previu o editor de Cultura da istoÉ, Felipe Machado, ‘Bela Vingança’ merece o prêmio. Derrotou ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Minari’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
‘Meu Pai’ levou a estatueta derrotando ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’, ‘Nomadland’, ‘Uma Noite em Miami’, ‘O Tigre Branco’.
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Com um trabalho de pesquisa detalhado, ‘A Voz Suprema do Blues’ ficou com essa estatueta. Derrotou Era uma Vez um Sonho, Mank e Pinóquio.
MELHOR FIGURINO
Mais um prêmio para ‘A Voz Suprema do Blues’. Desbancando ‘Emma’, ‘Mank’, ‘Mulan’ e ‘Pinóquio’
MELHOR SOM
Um dos prêmios mais previsíveis. A alternância de som e silêncio garantiram a estatueta para ‘O Som do Silêncio’. Ficaram no caminho ‘Greyhound’, ‘Mank’, ‘Relatos do Mundo’ e ‘Soul’.
MELHOR MONTAGEM
Segunda estatueta de ‘O Som do Silêncio’ na noite. A história do baterista que vai ficando surdo derrotou ‘Nomadland’, ‘Bela Vingança’, ‘Meu Pai’ e ‘Os 7 de Chicago’.
MELHOR CURTA-METRAGEM
Lançamento da Netflix, ‘Two Distant Strangers’ saiu vencedor na cerimônia. Competiu com ‘Feeling Through’, ‘The Letter Room’, ‘The Present’ e ‘White Eye’.
MELHOR ANIMAÇÃO
Talvez a maior barbada da edição 2021 do Oscar, ‘Soul’, animação da Disney/Pixar levou o prêmio este ano. Superou Dois Irmãos: ‘Uma Jornada Fantástica’, ‘A Caminho da Lua’,’ Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca’, ‘Wolfwalkers’.
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste se juntaram para montar a trilha de ‘Soul’ e renderam a segunda estatueta para a animação na noite. Ficaram para trás os próprios Trent Reznor e Atticus Ross – ‘Mank’, além de Terence Blanchard – ‘Destacamento Blood’, Emile Mosseri – ‘Minari’ e James Newton Howard – ‘Relatos do Mundo’.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Fight for You”, de Judas e o Messias Negro, foi a escolhida. Ficaram pelo caminho “Hear my Voice” – Os 7 de Chicago, “Husavik” – Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, “Io Sí” – Rosa e Momo e “Speak Now” – Uma Noite em Miami.
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
Com um discurso contra as armas, os produtores de ‘If Anything Happens I Love You’ receberam sua estatueta. Competiram com ‘Burrow’, ‘Genius’, ‘Loci Opera’e ‘Yes-People’.
MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
Vencedor do Oscar, ‘Collete’ acompanha uma mulher que visita campo de concentração onde o irmão morreu. Disputou a estatueta com ‘A Concerto is a Conversation’, ‘Do Not Split’, ‘Hunger Ward’ e ‘A Love Song for Latasha’.
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Novo filme de Christopher Nolan, ‘Tenet’ levou o Oscar de melhores efeitos visuais. Deixou para trás ‘Love and Monsters’, ‘O Céu da Meia-Noite’, ‘Mulan’ e ‘O Grande Ivan’.
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Festa estranha
Momentos antes da premiação, pouco se sabia da primeira cerimônia do Oscar na pandemia, com transmissão ao vivo a partir das 21h no TNT, no G1 e no Globoplay.
Afinal, foi uma temporada de premiações estranha. Praticamente nenhum filme estreou exclusivamente nos cinemas, mesmo nos Estados Unidos (onde as principais salas ficaram fechadas quase todo o ano de 2020), fazendo com que os mais de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas assistissem aos candidatos em telas de computador e televisão.
Não houve a campanha tradicional, com o corpo a corpo nos milhares de coquetéis e sessões de perguntas e respostas após as exibições, que foram substituídas por… bate-papos no Zoom.
Tudo somado, a expectativa é que a audiência da transmissão pela TV nos EUA quase certamente cairá em relação aos 23,6 milhões de telespectadores do ano passado.