O prefeito de Várzea Grande e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), aumentou a aprovação de seu governo perante aos eleitores do município, conforme a segunda rodada da pesquisa Gazeta Dados.
Se antes, 66% aprovavam a forma como o emedebista administra o município, agora são 69,04% que aprovam sua gestão. Já os que desaprovam caiu de 25% para 23,06%, e 7,9% não souberam ou não quiseram responder.
Os eleitores também classificaram a atual gestão. Para 33,25% dos entrevistados, a administração é boa, e outros 10,96% acham ótima. Já para 39,87% é regular. Os que acham péssimo são 8,66%, ruim 4,71% e outros 2,55% não responderam.
Em relação à confiança, 56,82% disseram confiar no prefeito e outros 22,55% responderam que não confiam. Os que acham indiferentes são 16,94% e 3,69% não quiseram responder.
Gazeta Dados
Os números revelam um aumento de 6,82% na confiança ao prefeito, já que primeira pesquisa há um mês atrás, o número era de 50%. Em relação a desconfiança, a redução foi de 3,5%.
A avaliação de Baracat reflete a intenção de voto no município, já que ele lidera com folga a corrida pela reeleição. Apoiado pelo governador Mauro Mendes (União) e pelos irmãos Jayme e Júlio Campos, ambos do União, Kalil conseguiu aglutinar o maior número de partidos na coligação Várzea Grande Melhor, tendo como aliados ainda o Republicanos, PP, PDT, PRD, Novo, Agir, PSB, PSD e Federação PSDB/Cidadania.
A disputa no município é um turno, já que a cidade não tem 200 mil eleitores aptos a votarem, número mínimo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que uma cidade tenha dois turnos nas eleições.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade vizinha possui 190.951 mil eleitores. Ou seja, faltaram 9.049 mil para que o município se enquadre na regra sobre eleição com dois turnos.
A pesquisa foi realizada entre 13 a 16 de setembro de 2024 e ouviu 800 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional de Várzea Grande. Foram feitos questionários em 87 bairros.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-04240/2024.
Os eleitores também classificaram a atual gestão. Para 44,21% dos entrevistados, a administração é ótima (10,96%) e boa (33,25%), e 39,87% consideram regular. Os que acham péssimo são 8,66%, ruim 4,71% e outros 2,55% não responderam.
Os dados reforçam a intenção de votos divulgada ontem pelo mesmo instituto, na qual Kalil Baracat (MDB) figura como líder isolado, com 57,96% da intenção de votos na modalidade estimulada e 47,52% na espontânea.
Para o prefeito Kalil Baracat, o resultado da pesquisa é um reflexo do trabalho sério e de resultado dos investimentos realizados na cidade nos últimos anos.
“Esse é um indicador positivo muito importante, que nos orgulha e incentiva a trabalhar ainda mais. Porque demonstra que a população sabe o que estamos fazendo para melhorar a Várzea Grande. Nós investimentos na infraestrutura do município, em água, asfalto, saúde, educação e assistência social, e vamos continuar melhorando ainda mais no próximo mandato.”, afirma Kalil Baracat.
O prefeito também destacou a importância das parcerias com o Governo do Estado, senadores e deputados federais e estaduais. Com uma postura agregadora, além de garantir investimentos inéditos para o município na primeira gestão, Kalil conseguiu para esta campanha à reeleição aglutinar na coligação Várzea Grande Melhor, Republicanos, PP, PDT, PRD, Novo, Agir, PSB, PSD, União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, e o próprio partido, o MDB.
“Nós temos as parcerias necessárias para continuar trabalhando para Várzea Grande. Parceria com o Governo do Estado, com a bancada federal, com a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal. Tenho orgulho de ser gestor dessa cidade e de aplicar os recursos corretamente e quero trabalhar mais quatro anos por Várzea Grande e superar os desafios que ainda existem.”
A pesquisa Gazeta Dados está registrada no TRE sob o número MT-04240/2024 e entrevistou 800 pessoas em 87 bairros na metodologia de pesquisa Survey, entre os dias 13 e 16 setembro. E a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Por: A Gazeta