A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (28) a Operação Criptonita, para desarticular esquema criminoso de envio de drogas da Bolívia para o Espírito Santo.
Ao todo, 31 mandados judiciais foram cumpridos, sendo 11 de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Rondônia.
Os mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso e outros quatro estados: Rondônia, Bahia, Espírito Santo e Paraná.
As investigações começaram em fevereiro de 2019, com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da organização criminosa, sediada na região de Ariquemes (RO).
Durante as investigações, os policiais constataram que os traficentes recebiam cocaína de fornecedores bolivianos e a transportavam para o Espírito Santo escondida em caminhões e automóveis.
Já o outro núcleo da quadrilha, sediado no Espírito Santo, do mesmo modo adquiria maconha do Paraguai utilizando rodovias do Paraná.
A PF diz que foi foi possível frustrar quatro remessas de droga, entre cloridrato de cocaína e maconha.
Foram apreendidas em flagrante cerca de uma tonelada de substâncias ilícitas, nas cidades de Rosário Oeste, Vilhena (RO), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Mimoso do Sul (ES).
Os presos, após serem ouvidos nas sedes da Polícia Federal, serão encaminhados para presídios estaduais, onde responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Suas penas somadas podem chegar a 35 anos de prisão.