Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20), em Cuiabá, a Operação Perfídia, que tem como objetivo de combater o tráfico de pessoas para exploração sexual na Europa. Estão sendo cumpridos 6 mandados judiciais nas cidades de Várzea Grande (MT), Uberlândia (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com as informações da assessoria do órgão, os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso, sendo 4 de busca e apreensão e dois de prisão para elucidar o esquema do tráfico, que aliciava mulheres, principalmente em Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.
Consta na investigação que o ponto de atuação da quadrilha era em Uberlândia. “A cidade, conhecida por ser um centro de logística e negócios, tornou-se nas mãos desses criminosos um palco de exploração humana e de sofrimento”, explicou a PF.
As vítimas são, muitas vezes, mulheres em situação de vulnerabilidade social e acabavam atraídas com propostas de emprego na Europa, onde poderiam construir uma vida digna para elas e para a família. Iludidas, as vítimas começavam a juntar dinheiro e pagavam as próprias passagens.
Quando chegavam, eram recebidas por motoristas e conduzidas para um apartamento, onde ficavam amontoadas com outras mulheres. Os criminosos confiscavam os documentos das vítimas, que acabavam forçadas a se prostituir.
Os investigados lucravam 60% das comissões geradas pelos programas, além de cobrarem das mulheres despesas que se tornavam impagáveis. Foi descoberto ainda que o grupo criminoso usava sites de prostituição para anunciar as vítimas, garantindo a exposição necessária para manter a operação lucrativa.
Durante a ação, foram apreendidos celulares e outros elementos de interesse para a investigação. A PF suspeita que a organização criminosa tenha recrutado mais vítimas. A polícia alerta às pessoas que tenham recebido uma oferta de salário para realizar o mesmo trabalho em outro lugar, que podem estar sendo vítimas de tráfico para fins de exploração sexual.
As buscas foram realizadas nas cidades de Várzea Grande e Uberlândia, onde uma pessoa também foi presa. Já a outra prisão aconteceu no Rio de Janeiro.
Nome da operação
“Perfídia”, termo em latim, significa “traição” ou “deslealdade”. É uma palavra que carrega uma conotação forte de engano e corrupção moral, em referência às práticas cruéis dessa rede criminosa internacional. (Com assessoria)