Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (9), uma ação contra uma quadrilha que seria responsável por desviar e furtar encomendas na Central de Distribuições dos Correios, em Várzea Grande. Denominada Operação Destino Final, a ação cumpre nove mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande desde o início da manhã.
Eles foram expedidos pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal/MT com o objetivo de colher provas e localizar os objetos subtraídos nas residências dos suspeitos e em duas lojas de assistência técnica e revenda de aparelhos telefônicos.
Agentes estão neste momento vasculhando uma residência que fica localizada no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande. E um simulacro foi apreendido com um dos alvos da operação.
As investigações, iniciadas em 2020, contaram com o apoio dos Correios, e apontaram que um grupo criminoso formado por funcionários terceirizados, que trabalhavam na Central de Distribuição dos Correios, selecionavam encomendas, principalmente aparelhos telefônicos e as desviavam para terceiros.
O grupo atuava de maneira coordenada e quando um dos investigados identificava uma encomenda contendo aparelho telefônico repassava a informação para os demais, que agiam de forma a não serem flagrados pelas câmeras de monitoramento.
Após a subtração, os suspeitos repassavam os celulares para lojas de assistência técnica de telefones, onde os aparelhos eram revendidos ou tinham suas principais peças retiradas.
A encomenda que tinha o objeto subtraído era encaminhada para um destino diverso de seu destinatário, a fim de dificultar a identificação do local em que o produto foi extraviado, daí a denominação da Operação “Destino Final”.
A PF continuará as investigações, para identificar outros suspeitos que também têm envolvimento com tais condutas, bem como identificar eventuais funcionários dos Correios ou de empresas terceirizadas que participam do esquema criminoso.