Um piloto de Novo Progresso, na região Sul do Pará, desapareceu em uma área de mata entre Roraima e a Venezuela. Robert Bento dos Santos Menegace, 25 anos, sumiu dos radares no dia 24 de junho e, desde então, a família tem feito uma campanha para arrecadar dinheiro e acompanhar as buscas feitas por indígenas na região.
A mãe de Robert disse, em entrevista ao portal Uol, que o piloto decolou com destino a áreas de garimpo, onde faria a entrega de alimentos. Após fazer duas paradas, o avião sumiu dos radares.
De acordo com o relato de indígenas, o monomotor pilotado por Robert foi visto nas proximidades da área Yanomami e aparentava estar com problemas.
“Segundo eles, estava chovendo nessa hora e o avião parecia estar tendo uma ‘pane’, depois sumiu. A esperança é que tenha feito um pouso em alguma aldeia na região e não tenha conseguido avisar por conta da dificuldade de comunicação”, disse a mãe de Robert, ao Uol.
Segundo ela, o filho tem contato com a aviação desde os 17 anos, porém, apenas em 2022 é que obteve a autorização pilotar, após concluir o curso. Há quatro meses, Robert recebeu uma proposta de trabalho e se mudou do Pará para Roraima.
Além dos indígenas, o proprietário da aeronave também está auxiliando nas buscas. A família informou que não havia ainda contatado as autoridades. A Força Aérea Brasileira disse, ao UOL, que não tem registro do desaparecimento e que não recebeu qualquer pedido de emergência na área no dia 24 de junho.