A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) deflagrou nesta quinta-feira (02.02) a terceira fase da Operação Sansão para combater crimes de maus-tratos a animais domésticos, com o apoio da Diretoria de Bem Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande.
Na operação, foram cumpridas 12 ordens de serviço com a finalidade de investigar denúncias recebidas pela Dema relacionadas a ocorrências de maus-tratos de animais domésticos, em Cuiabá e Várzea Grande. Durante os trabalhos da operação, três cachorros foram encontrados em situação de maus-tratos. A polícia autuou os donos em flagrante.
Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, também foi feita a orientação sobre as denúncias encaminhadas para a especializada e as sanções aplicadas àqueles que mantêm o animal em regime de maus-tratos.
“A Dema está vigilante sobre a questão de maus-tratos de animais domésticos e que qualquer infração praticada contra os animais será devidamente aplicada a norma penal em face do infrator”, disse a delegada.
O crime de maus-tratos a animais domésticos cabe reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser mais 1/3 a 1/6 maior e amulta pode variar de um a 40 salários mínimos.
Nome da operação
O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no estado de Minas Gerais.
Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.