Polícia Civil deflagra operação contra Comando Vermelho em Rondonópolis; 33 mandados são cumpridos

0

Polícia Civil de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a Operação Rouge, que vai cumprir 33 mandados judiciais, entre prisões e busca e apreensão, com o objetivo de reprimir uma série de crimes praticados pelo Comando Vermelho na Região Sul.

De acordo com as informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil, ao todo são 15 prisões preventivas e 18 busca e apreensão. A facção é apontada como autora de crimes como tráfico de drogas, associação criminosa, associação para o tráfico e tortura. As buscas vão coletar provas para enriquecer o inquérito da delegacia especializada.

A organização é composta por detentos das unidades penitenciárias de Mato Grosso, entre elas, a Major Eldo de Sá, a Mata Grande. A investigação começou em 2019 com o apoio da Diretoria de Inteligência da polícia. Já as pessoas que estão em liberdade, aproveitavam do ‘poder’ dado pela facção, para praticar os crimes.

Estruturada e com integrantes divididos nas funções, a facção está sendo responsável por parcela dos crimes ocorridos em Rondonópolis, apontou a investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). “O grupo se associou com a intenção de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza mediante a prática de crimes cujas penas são superiores a quatro anos, em especial o tráfico de drogas e associação, entre outros”, destacou a Civil.

Tráfico e ‘Salve’

A facção vinha controlando a venda de drogas na cidade, realizando o tabelamento dos preços da droga, como maconha e cocaína. Ela detinha ainda o controle de boa parte das bocas de fumo, já mapeadas na investigação. Consta que os líderes faziam o recolhimento do dinheiro – destinado ao grupo.

Há ainda, dentro da hierarquia, a função de gerentes e disciplinas, já conhecidos pela polícia, sendo esses últimos responsáveis em punir outros faccionados ou ‘inimigos’ da organização, aplicando ‘salves’. A disciplina ocorre quando pessoas de dentro da facção ou da região em que ela ‘comanda’, violam as regras. Essas pessoas são agredidas, torturadas e, em muitos casos, até mortas.

Redtus 

No final do ano passado, a Polícia Civil deflagrou em Rondonópolis a Operação Redtus contra a mesma organização criminosa, oportunidade em que foram presas preventivamente 66 pessoas e apreendidos veículos, armas de fogo, dinheiro e realizado bloqueio de contas bancárias e fechamento de estabelecimentos comercias utilizados para lavagem de dinheiro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here