Propriedade rural, onde três onças-pintadas teriam sido mortas em Cocalinho (a 923 km de Cuiabá) foi localizada hoje (13), pela Polícia Civil. O caso ganhou repercussão após um vídeo que mostra os animais mortos na caçamba de uma caminhonete ser divulgado nas redes sociais. O dono da fazenda foi identificado e deve ser ouvido nos próximos dias.
O carro que aparece na filmagem também foi encontrado no local pelos policiais. De acordo com o delegado Valmon Pereira da Silva, o crime aconteceu há seis dias e os três suspeitos envolvidos na morte dos animais estão foragidos. O trio também foi responsável por divulgar os vídeos nas redes sociais.
Conforme a Polícia Civil, a propriedade rural, que fica a aproximadamente 150 km da região central do município, é de difícil acesso. Um caseiro recebeu os policiais e afirmou que havia chegado no local há quatro dias a pedido do proprietário, que teria dito que o imóvel estava vazio.
Questionado sobre o vídeo, o trabalhador afirmou que só tomou conhecimento da filmagem após chegar à propriedade rural.
A Polícia Civil continua as diligências em buscas dos suspeitos da morte dos animais, que responderão por crime ambiental contra a fauna, previsto no artigo 29 da lei 9605/98.
Na filmagem, divulgada em redes sociais, uma mulher diz que um homem, que aparece sorrindo no vídeo e é identificado como “Carrapicho”, conseguiu matar os três animais sozinho. Ele, por sua vez, conta que as onças estavam em uma árvore e que uma delas seria fêmea, os outros dois seriam filhotes dela.
Após o abate, “Carrapicho” teria colocado os animais na caçamba da caminhonete e foi elogiado pela mulher, que o chamou de “matador de onças”.