Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (24), a Operação Dia de Caça, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha responsável pela caça e pesca ilegal ao longo do Rio Tocantins. Em Mato Grosso, morador da cidade de Nova Olímpia (207 km ao Médio-Norte de Cuiabá) é um dos alvos.
Ao todo, de acordo com as informações da assessoria de imprensa da PF, 11 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Tocantins, Mato Grosso e São Paulo, além de 11 intimações policiais. Os mandados foram expedidos pela 4º Vara de Justiça de Palmas, cidade que deu origem à operação.
Investigação busca apurar a participação dos suspeitos nos crimes contra fauna, especialmente a caça de animais silvestres e pesca no período de defeso, usando armas de fogo clandestinas e outros.
Vale ressaltar que Dia de Caça é um desdobramento da Operação Curupira, deflagrada em fevereiro de 2018. Na época, 15 envolvidos nos referidos crimes ambientais foram identificados, resultando na prisão de alguns deles, bem como na apreensão de 350 kg de pescado, armas e outros objetos usados, além de restos de animais mortos.
Se comprovado, os investigados podem responder por crime contra a fauna, associação criminosa e posse ou porte ilegal de arma de fogo, podendo alcançar até 13 anos de prisão. (Com informações da assessoria de imprensa)