Iniciou nesta segunda-feira (21.11) o primeiro Curso de Investigação e Operações Policiais Ambientais (CIOPAM) promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Academia de Polícia e Gerência de Operações Especiais.
A capacitação será ministrada entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, em Cuiabá, para 20 profissionais da Segurança Pública, sendo 19 policiais civis e um militar do Corpo de Bombeiros.
Com carga horária de 120 horas, a primeira edição do CIOPAM capacita policiais civis e servidores parceiros para atuarem nas investigações e operações de combate a crimes ambientais no estado de Mato Grosso.
O curso conta com instrutores especialistas das Polícias Civis de Mato Grosso e Paraná, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado e de Meio Ambiente de Mato Grosso, Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas e Corpo de Bombeiros Militar.
Para as aulas práticas de investigações e operações voltadas ao ambiente rural, foi preparada uma grande e cautelosa logística, pois serão realizadas simulações durante os treinamentos, almejando prospectar o aluno para dentro dos casos reais de combate a ilícitos ambientais.
A abertura do CIOPAM contou com a palestra inaugural do delegado Polícia Civil do Paraná, Guilherme Luiz Dias, que abordou o tema “Os desafios da Polícia Judiciária no combate aos Ilícitos Ambientais”.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou a importância da capitação que visa qualificar servidores para o enfrentamento dos crimes ambientais, que refletem diretamente na proteção e preservação do meio ambiente, favorecendo toda a humanidade.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos da Silva; o diretor da Academia de Polícia, Fausto José Freitas da Silva; a delegada que integra a Força-tarefa do Gaeco Ambiental, Alessandra Saturnino; gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta; comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sema e Ministério da Agricultura e Pecuária.