Os candidatos que concorrem aos cargos nas Eleições 2022 terão que apresentar contas parciais da campanha eleitoral, a partir desta sexta-feira (09.09). O prazo terminará no dia 13 de setembro.
Desde o início da campanha eleitoral, todas as candidaturas são obrigadas a enviar relatórios financeiros, com os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas. Estes dados são atualizados, constantemente, e disponibilizados para consulta do eleitor, no site DivulgaCand Contas. Dessa forma, é possível consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo.
Já na prestação de contas, os candidatos devem enviar todos os documentos que comprovem os gastos antecipados nos relatórios financeiros. Estes dados serão divulgados no dia 15 de setembro.
No recebimento dos relatórios financeiros, o assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Rodrigo Martins de Jesus, informa que foram identificados alguns erros no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), em função da utilização de softwares de lançamento automático. Por isso, reforça que os candidatos fiquem atentos na hora de abastecer o sistema e, preferencialmente, façam o lançamento manualmente.
A prestação de contas final da campanha de cada candidato deverá ser feita até 30 dias após a realização das eleições. A regra vale tanto para o primeiro turno (2 de outubro) como para eventual segundo turno (30 de outubro).