Da Redação
O governador Mauro Mendes (DEM) ao aconselhar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) em se precaver contra o novo coronavírus, objetivando a criação de mais leitos de UTI para atender à pandemia da Covid-19, e não se enaltecer fabricando informações dando conta que a Capital está preparada para conter o avanço da doença, o Chefe do Executivo Mato-grossense não esperava criar uma grande polêmica na Capital. Muito indignado com o ‘aconselhamento’ o prefeito respondeu:: “É lamentável ouvir e ver um ato leviano do governador do Estado, dizendo que não sabia ou não sabe da existência desses leitos. É muita irresponsabilidade do governador,” disse Pinheiro.
Diante dessa discussão entre o prefeito Emanuel e o governador Mauro Mendes, o Correio Metropolitano procurou levantar se procede a informação de Pinheiro dando conta que Cuiabá possui leitos de UTI suficientes e constatou que os leitos de UTI citados pelo prefeito e que se encontram no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá (PSMC), ainda não estão prontos para atender toda a demanda da Covid-19 que cresce vertiginosamente na Capital. Em um vídeo publicado pela site a Gazeta e aqui no Metropolitano, foram reveladas as condições precárias em que se encontravam as instalações do antigo pronto-socorro, local em que o prefeito pretende ou vai atender portadores do novo coronavírus.
A nossa reportagem procurou saber junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), se as informações prestadas pelo prefeito cuiabano, quanto a quantidades de leitos de UTI informados pela Prefeitura de Cuiabá, estão prontos para atendimento. A SES, esclareceu que o município de Cuiabá apresentou, em Plano Municipal de Contingência à Covid-19 encaminhado ao Estado, a disponibilidade de 362 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. Contudo, de acordo com as áreas técnicas, houve dificuldade na supervisão desses leitos por parte das equipes do Estado, visto que não foi permitida a vistoria. Há, ainda, dificuldades na regulação de pacientes para as unidades municipais de Cuiabá referenciadas para o tratamento da Covid-19.
Diante da Nota de Esclarecimento por parte da SES, seria oportuno que o prefeito mostrasse a população cuiabana como Cuiabá se preparou ou esta se preparando, com mais leitos de UTI, para o tratamento de pacientes com coronavírus.