Decreto Novo
Em novo decreto sequenciando medidas para conter a propagação da doença Covid-19 em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes baixou novo decreto que pressupõem combater o coronavírus em ações conjuntas entre o governo e as prefeituras mato-grossenses como forma de amenizar o impacto negativo na economia do Estado.
Birrento
Birrento como é o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro e supostamente como forma de contribuir para o avanço da doença no município, o prefeito discordou em liberar o transporte coletivo na Capital e abertura do comércio como assinala o decreto do Palácio Paiaguás.O prefeito assinala que respeita as decisões do Governo de Mato Grosso, mas reafirma que a manutenção do isolamento social trata-se da melhor estratégia para proteger a população cuiabana da propagação do coronavírus.
Bons e Maus Instintos
Tomara que a decisão do alcaide da Capital seja correta e a liberação do transporte e comércio do município de Cuiabá não se transforme em mais registros da doença coronavírus. Pois quando se trata de uma ação por parte do governo do estado, o prefeito cuiabano sempre desdenhou, preferindo seguir seus instintos políticos(Bons ou Maus), ou decisões de seus assessores mais diretos.
Prorrogação do IPTU
Por determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM) o IPTU 2020 que venceu no último dia 13 de março com descontos de 15%, foi prorrogado até 17 de abril e manteve o desconto como forma de estimular o contribuinte, além de autorizar a destinação total do valor arrecadado para a área de Saúde.
Grana no Bolso
A prefeita Lucimar também anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo. “Já vamos pagar os salários dos servidores públicos municipais nesta semana para despejar mais de R$ 31 milhões na economia local e assegurar que o comércio e a indústria tenham um mínimo de circulação neste momento de dificuldade”, disse ela.
Saúde Pública
A chefe do Poder Executivo da segunda maior cidade de Mato Grosso sinalizou ainda que na medida do possível e sem comprometer as ações da saúde pública vai acelerar liberação de recursos de obras públicas em execução pela iniciativa privada para diminuir o impacto da crise econômica na cidade.
A Secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro sinalizou que as prioridades da prefeita Lucimar Sacre de Campos, são todas voltadas, para a saúde e para o atendimento da população neste momento de dificuldades.
Expansão da Covid-19
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 26, o médico e secretário de Saúde do estado de São Paulo, José Henrique Germann, afirmou que a pandemia de coronavírus está se expandindo pelo Brasil de forma acelerada. Atualmente, há 2.433 casos no país e 862 estão localizados em São Paulo. “No começo, éramos praticamente 90% dos casos no Brasil. Agora, representamos cerca de 35%”, explicou o secretário. No estado paulista, o número de óbitos aumentou de 40 para 48 casos. O médico também informou que os pacientes graves em Unidade de Tratamento Intensivo tiveram um aumento de 42% no último dia.