Quer empreender e precisa de investimentos? Inicie com o que tem, faça testes antes de arriscar tudo e “vá com medo mesmo”, é o que incentiva a empresária Lenissa Rodrigues.
Criar um negócio do zero nunca é simples, mas existem algumas alternativas que podem facilitar o processo. Com uma longa carreira entre a área de franquia de alimentos e o empreendedorismo, Lenissa dá sugestões a partir de suas experiências sobre como dar o pontapé inicial no mundo dos negócios.
Para ela, a primeira coisa que um empreendedor precisa fazer antes de abrir uma empresa é listar as suas habilidades e os problemas que existem ao seu redor. Depois, estudar o mercado e criar estratégias.
No entanto, ela não descarta que empreender é trabalhar com o imprevisível e com os erros. “Como é que a gente se prepara para a montanha-russa que é empreender? A gente aprende na jornada errando muito e compartilhando com os outros”, comenta.
Além disso, a empresária conta mais sobre a sua trajetória e como é se dedicar ao empreendedorismo ligado a causas – no caso dela, a independência feminina sem que a mulher precise levantar bandeiras políticas ou ideológicas. “Não precisamos mudar o mundo para ganhar dinheiro. A mulher não precisa se masculinizar, não precisa se impor, ela só precisa ser feminina, usar sua inteligência, e, tem o direito de ser mãe, esposa, irmã, filha, uma vida plena sem estar presa a preconceitos ou regras. Eu iniciei muito cedo a empreender incentivada pelo meu pai e hoje quero incentivar outras mulheres que não tiveram essa oportunidade. Eu contrato pessoas, eu invisto em outros negócios, é incrível”, diz.
Com formação em Administração e Turismo, especializou-se em Gestão de Negócios Turísticos e em diversas áreas e iniciou seu primeiro negócio aos 24 anos. “Era uma franquia de gelatos o Freddíssimo, expandi para Cone Pizza, Giraffas, Restaurante Marollo e atualmente estou me reinventando com o Filipo Massas, fast food especializado em comida italiana. Mas em todo esse caminho perdi, ganhei, fechei negócios, abri outros, mas o mais importante é que não deixei de sonhar. E hoje planejo ter franquias de Cuiabá para todo Mato Grosso e quem sabe para o país”, revela.
Em seu desejo de empreender e compartilhar conhecimento, revela que criou a marca de semijoias Ester Hadassa, e hoje capacita mulheres em temas como educação financeira e como abrir seu primeiro negócio.
Lenissa Rodrigues, acrescenta que faz esse trabalho para si e para todos que se parecem com ela. “Eu faço isso por vários motivos e o principal é pela alegria de viver”, pontua.