Saúde avança na oferta de serviços e reestruturação da Rede SUS

O objetivo é integrar o controle das ações, permitindo a correta aplicação dos recursos públicos da Saúde

0

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a 8ª oficina de planejamento “Avançar o SUS em Várzea Grande”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais de 80 servidores de todos os níveis de Atenção estiveram reunidos para apresentar resultados, metas, desafios e as ações que serão implementadas no decorrer de 2019 para fortalecer e estruturar a Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde Municipal.

Durante a oficina também foi discutido o planejamento da Rede SUS para oferecer e executar os serviços e ações da Educação em Saúde no Município a fim de melhorar a saúde e conseguir soluções para os problemas e demandas.

O secretário Municipal de Saúde, Diógenes elencou alguns dos avanços alcançados desde o início do planejamento avançar SUS na atual gestão: Inauguração da Upa Ipase – referência nacional; A reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG) de mais de 80% da unidade e a implantação da maternidade Rede Cegonha que já realiza mais de 80 partos por mês; A inauguração do Centro Especializado de Odontologia (CEO) que também é referência nacional; Reestruturação de serviços oferecidos e a aquisição de equipamentos de última geração no Centro de Especialidades (CEM-Postão); Reforma e ampliações de várias unidades básicas de saúde e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, entre vários outros avanços alcançados desde o início da execução do planejamento na rede. A rede atende hoje cerca de 2 mil pessoas diariamente aqui no município, além dos procedimentos e exames pré agendados e espontâneos.

“Desde o início da gestão da prefeita Lucimar Campos, estamos investindo na capacitação de nossos servidores e os resultados já são visíveis, avançamos muito na saúde pública em Várzea Grande. Oferecemos hoje à população de Várzea Grande um atendimento mais humanizado, com servidores preparados para executar suas funções com dedicação e planejamento. Vamos avançar mais ainda em 2019 com uma série de ações e investimentos que a prefeitura vem realizando”, ressaltou logo na abertura do treinamento o Secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.  Dizendo ainda o secretário que o objetivo é integrar o controle das ações, permitindo a correta aplicação dos recursos públicos agregados as ferramentas de gestão disponíveis para o planejamento e para a execução das prioridades de cada setor, pois Várzea Grande já reestruturou sua Rede de serviços, aumentou a oferta de serviços a população e agora está implantando equipamentos de alta tecnologia e sistema de informação.

Diógenes Marcondes explicou ainda que todos os gestores do SUS de Várzea Grande vêm se empenhando continuamente em planejar, monitorar e avaliar as ações e serviços de saúde. “Esse esforço tem contribuído, certamente, para os importantes avanços registrados pelo SUS nesta gestão. É importante reconhecer, contudo, que os desafios atuais e o estágio alcançado exigem um novo posicionamento do planejamento no âmbito da organização da rede de serviços, capaz de atender cada vez mais a população com serviços importantes, dentro da política de humanização de forma plena e efetiva no que for do alcance e obrigações do município, porque o SUS é compartilhado com os entes federados, cada um desempenhando seu papel conforme as leis e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É preciso avançar e se consolidar como uma rede resolutiva e forte”, defendeu o secretário

A prefeita Lucimar Campos, prestigiou o evento e agradeceu aos servidores pelo empenho e dedicação em se capacitar, aprender e melhorar a prestação do atendimento ao cidadão várzea-grandense. “O objetivo da nossa gestão não é apenas oferecer um atendimento bom, mas sim um atendimento de excelência. A nossa população merece o melhor e com perseverança, preparação e empenho por parte de cada servidor público chegaremos onde almejamos. Nosso papel está sendo feito, estamos capacitando nossos servidores e disponibilizando cada vez mais, melhores condições de trabalho para que o atendimento à população seja realizado com a maior qualidade possível”.

Responsáveis técnicos, coordenadores, diretores, assessores e superintendentes apresentaram um balanço das ações já realizadas em seus respectivos departamentos, pontuaram atendimentos e a cobertura em cada área. Foram apresentadas ainda propostas e sugestões para melhorias e avanços no próximo ano a fim de atingir a meta que é garantir um atendimento humanizado e de excelência aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram também da oficina representantes do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, da Superintendência de Atenção Básica e Saúde Bucal, Superintendência de Atenção Secundária, Superintendência de Vigilância em Saúde, Gestão de Pessoas, Ouvidoria de Gestão do SUS, Superintendência de Obras, Projetos e Planejamento, Superintendência de Controle, Avaliação e Regulação.

Os servidores apresentaram dados de atendimentos, citaram os desafios diários e as metas previstas para 2019 bem como as estratégias que podem ser adotadas para avançar e ampliar os serviços e coberturas em todas as áreas da saúde de Várzea Grande. Entre eles, as diretrizes na Atenção Secundária, o plano operativo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, para a saúde mental, para o Pronto-Socorro, para Centro de Especialidades Médicas (CEM) e demais unidades de saúde do Município.

Também foi debatido o papel do Conselho Municipal de Saúde e apresentadas as ações de gestão executadas pela Secretaria Saúde de Várzea Grande e Central de Medicamentos – Cadim.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here