Com o objetivo de fortalecer e ampliar o número de atendimento a pacientes do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) e evitar abandono do tratamento, a unidade estará reforçando, nesta semana de 25 a 29 de julho (segunda à sexta), às ações de prevenção às hepatites virais. As atividades acontecem em diversos espaços públicos, com a proposta de informar sobre formas de prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento, além da realização de exames.
Nesta semana, a unidade estará realizando exames de testagem e capacitações aos profissionais de saúde sobre as hepatites. Os colaboradores dos Correios e população em geral que utilizam os serviços postais localizados no Cristo Rei, poderão, das 8h às 16h, se dirigirem à ‘Tenda da Saúde’, instalada na unidade federal, e realizar os testes.
Também haverá a testagem rápida das Hepatites B e C nos Centros de Saúde e todas as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande para a população em geral, no horário das 8h às 16h. Já no dia 28 de julho, o Serviço de Assistência Especializada promoverá capacitação aos profissionais de saúde sobre o Manejo Clínico das Hepatites Virais e Diretrizes Terapêuticas, sendo o público-alvo médicos e enfermeiros da rede de saúde de Várzea Grande, da Atenção Primária, Secundária e Terciária, com extensão ao Hospital Metropolitano Estadual e às Clínicas Integradas do Centro Universitário – Univag, no horário das 8h às 16h, no Bloco C do Univag.
Segundo o coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a ação se justifica pelo fato do mês de julho ser destinado pelo Sistema Único de Saúde ao alerta à população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. “O “Julho Amarelo”, como nacionalmente é conhecido, realiza a campanha para conscientizar sobre as necessidades e cuidados da população em relação às hepatites virais. O Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais é lembrado no dia 28 de julho. As hepatites virais mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C. O diagnóstico precoce favorece o início do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente, com a dispensação de medicamentos e realização de exames necessários, para o tratamento e cura da doença”, explicou João Paulo.
O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, destacou que a Saúde Pública trabalha incansavelmente na detecção, tratamento e cura de muitas doenças, e conforme o Calendário Nacional da Saúde , o SUS de Várzea Grande, segue no desencadeamento de ações necessárias , como exemplo neste mês na identificação das hepatites virais como importante questão de saúde pública que exige mobilização, capacitação e constante troca de informações entre os gestores, profissionais de saúde e sociedade.
“O SAE/CTA é a nossa unidade referência de Várzea Grande no tratamento das Hepatites B e C e a Vigilância Epidemiológica do município, que buscam constantemente alternativas para esse enfrentamento no esforço conjunto de todos os atores envolvidos, elementos vitais nesse processo. Neste sentido, iremos fortalecer a prevenção desta IST, assim como a promoção da saúde e com a intenção de diagnosticar e tratar adequadamente todos os casos de HEPATITES B e C no município de Várzea Grande. E para isso vamos contar com os profissionais de saúde da rede básica, secundária e terciária de saúde, bem como clínicas particulares e UNIVAG, no “Manejo Clínico e Diretrizes Terapêuticas das Hepatites Virais”, afiançou Gonçalo de Barros.
A Doença
Hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, levando as pessoas procurarem os serviços de saúde tardiamente para um diagnóstico, e quando aparecem os sintomas, como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, a patologia se encontra instalada. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.
Acredita-se que as hepatites virais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, sejam a maior causa de transplantes hepáticos no mundo. Entre elas, a hepatite B, uma doença de elevada transmissibilidade e impacto na saúde pública. Aproximadamente um terço da população mundial atual já se expôs ao vírus da hepatite B (HBV) – e estima-se que 240 milhões de pessoas estejam infectadas cronicamente. A hepatite B é responsável por aproximadamente 780 mil óbitos ao ano no mundo e estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo HCV em todo o mundo e que cerca de 400 mil por ano vão a óbito devido a complicações dessa doença, principalmente por cirrose e CHC. (PCDT – 2019).
As hepatites virais são eventos que impactam a saúde pública em todo o mundo. A perda de qualidade de vida dos pacientes e dos comunicantes exige esforços no sentido de fortalecer a promoção à saúde, vigilância, prevenção e controle desses agravos.
Onde Procurar o Serviço:
Os serviços ofertados pelo SAE-CTA de Várzea Grande, é de assistência especializada para as pessoas que vivem com HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de tratamento odontológico na própria unidade para este público alvo. O SAE-CTA atende à população no endereço, Rua Benedito Curvo, S/Nº – Costa Verde, Várzea Grande. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.