A Saúde de Várzea Grande reforça a necessidade das pessoas dos grupos prioritários que estão contempladas nas fases 1 à 3, para a vacinação contra a Covid-19, se cadastrarem e somente comparecerem aos pontos de vacinação divulgados pela Saúde Municipal conforme confirmação de cadastro e com os documentos exigidos em mãos.
“O Comparecimento é importante para que o município possa vacinar a todos dos grupos que ainda estão sendo contemplados, como as pessoas de 60 anos acima, pessoas com comorbidades, pessoas acamadas, pessoas do público em geral de 45 a 59 anos, puérperas, gestantes e agora as lactantes. Só com a atenção e comprometimento de todos com a Campanha de Imunização que o município pode avançar e chamar novos grupos. É obrigatório comparecer com os documentos exigidos em mãos. Muitas pessoas não estão levando os documentos, e não estão sendo vacinadas e perdem a data confirmada. É necessário comparecer com um documento com foto, ou CPF, comprovante de residência original e cópia do Cartão SUS. Atentos às exigências, a campanha progride. A vacina é a única forma de proteção contra formas graves do novo coronavírus”, alertou o secretário Gonçalo de Barros.
A prefeitura de Várzea Grande definiu o calendário de vacinação para os dias 30 de junho a 2 de julho, e alerta as pessoas cadastradas e confirmadas a comparecerem nos locais de vacinação. Reforça a importância sobre a apresentação no ato da vacinação dos documentos exigidos conforme os grupos prioritários, que são diferentes, para cada categoria.
As pessoas com comorbidades devem levar os documentos exigidos, como laudo médico assinado e com a classificação da doença. Todos devem levar cópia do cartão SUS, comprovante de residência e documento com foto, contendo o CPF.
Idosos acima de 60 anos, que não conseguiram se cadastrar, ou ainda não se vacinaram, é só comparecer no dia do Corujinha da Vacinação e levar um documento com foto, ou o CPF que o cadastro será feito na hora e a vacina aplicada.
“Ao chegar a sua vez de ser vacinado, é preciso comprovar que você está naquele grupo liberado pelo Programa Nacional de Imunização. Para que seja possível ter um controle de quem já foi vacinado, é preciso que seja apresentado o CPF ou o CNS (Cartão Nacional de Saúde), também conhecido como o Cartão SUS. Com ele, o paciente tem o histórico salvo na rede pública de saúde. Além disso, apresentar um dos documentos faz com que seja feita a identificação, controle, segurança e monitoramento adequado das pessoas que receberam as doses. Isso vai ajudar a evitar a duplicidade de vacinação, por exemplo. Também ficará registrado qual vacina a pessoa tomou, o lote, o produtor e o tipo de dose que foi aplicada. Na mesma plataforma vai ficar contido o local em que a pessoa foi vacinada, a data de nascimento dela e o dia em que foi feita a imunização. Além do registro no cadastro do município. O que evita fraudes. Por isso é importante ter os documentos em mãos no ato da vacinação”, explicou o secretário.
– Verifique o calendário de vacinação de 30 de junho à 2 de julho:
– Quarta- feira – 30 de junho
Local: Jardim dos Estados – Ponto -Fixo
Horário: 8h às 16h
– Serão vacinadas neste dia pessoas de 45 a 59 anos do grupo população em geral (sem comorbidades), pessoas com comorbidades e idosos acima de 60 anos. Segunda dose para as Forças de Segurança que se vacinaram no dia 24 de abril(23/04), e funcionários da Infraero, conforme lista das empresas.
– Quinta-feira – 1 de julho
Local :Ginásio Poliesportivo Fiotão – Ponto -Fixo
Horário: 8h às 20h
– Serão vacinadas neste dia pessoas de 45 a 59 anos do grupo população em geral (sem comorbidades), pessoas com comorbidades e idosos acima de 60 anos. E segunda dose, para aquelas pessoas que foram vacinadas com a primeira dose no dia 20 de abril (20/04).
– Sexta-feira – 2 de julho
Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão – Ponto-Fixo
Horário: 8h às 20h – Haverá Corujinha da Vacinação
Das 8h às 15h – Serão vacinadas neste dia pessoas de 45 a 59 anos do grupo população em geral (sem comorbidades), pessoas com comorbidades e garis.
– Corujinha da Vacinação: das 16h às 20h – Idosos acima de 60 anos que por algum motivo não conseguiram fazer seu cadastro, podem comparecer das 16h às 20h, que será cadastrado e vacinado. Levar um documento com foto ou número do CPF.
Local: Clínicas Médicas Univag – Ponto- Fixo
Horário: 15h às 20h – Corujinha da Vacinação
– Serão vacinadas pessoas de 60 anos acima, pessoas do grupo população em geral de 45 a 59 (sem comorbidades) e pessoas com comorbidades. Idosos que não possuem cadastro e não conseguiram se vacinar, ou mesmo que perderam a data da vacinação podem comparecer neste local e lactantes.