Sindimed e CRM repudiam declarações de secretário de Saúde de Cuiabá

0
Balanço da Covid em MT.

O Sindicato dos Médicos do estado de Mato Grosso(SINDIMED/MT) emitiu um Moção de Aplauso ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso(CRM/MT) em repúdio às declarações do secretário de Saúde de Cuiabá Antonio Possas, que diz que os órgãos fiscalizam por motivação política.

Veja a Moção na íntegra:

SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE MATO GROSSO, inscrito no CNPJ sob o nº. 00.791.061/0001-14, domiciliado à Rua General Valle, 321, Edifício Marechal Rondon Sl 04, Bairro Bandeirantes em Cuiabá – MT, por seus representantes, vem a Presença de Vossas Excelências, no exercício de suas atribuições constitucionais, em nome de seus representados, apresentar MOÇÃO DE APOIO AO CRM-MT em razão de sua atuação no exercício de seu dever de fiscalização do trabalho médico, além de repudiar as declarações e acusações feitar à imprensa pelo Secretário Municipal de Saúde Luiz Antônio Possas.

O CRM-MT possui relevantes serviços prestados a sociedade mato-grossense e a todos os profissionais médicos. Quando provocado por este sindicato para averiguar as condições de trabalho dos profissionais e intervir nos limites de suas atribuições na defesa do exercício da medicina de forma digna, prontamente instaura os procedimentos administrativos aptos a apurar os fatos e eventual responsabilidade dos médicos envolvidos.

Por esta razão é lamentável que o Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá acuse, sem provas, o CRM-MT de utilizar-se de seu poder-dever de fiscalização com objetivos políticos.

A acusação leviana é uma afronta a instituição e seus atuais mandatários e não corresponde à realidade, nem condiz com a reputação daquela instituição que possui papel indispensável na garantia do direito à saúde em condições dignas a toda população.

Como já se manifestou este sindicato em seu pedido de implantação do LOCKDOWN as mazelas do SUS, que já não eram poucas, em tempos de pandemia, expõem a péssima estrutura, a falta de profissionais e de condições de trabalho. Com o aumento exponencial de casos de Covid-19 na Baixada Cuiabana, os profissionais médicos comunicaram ao sindicato o esgotamento dos leitos de UTI na rede particular, e da falta de materiais e medicamentos para garantia do atendimento à população nos estabelecimentos públicos. Essas mesmas reclamações foram encaminhadas ao CRM-MT que cumprimento seu dever, realizou a fiscalização alvo das infundadas críticas de sua Excelência o Senhor Secretário de Saúde.

Chegamos ao antevisto Colapso do Sistema de Saúde e nenhuma instituição pertencente à estrutura de nosso Estado Democrático de Direito deve prevaricar. Ao invés de lançar acusações vãs e lanças ofensas, deveria o Senhor Secretário averiguar e instaurar os procedimentos administrativos necessários a apuração dos fatos, e tomar as medidas aptas a solucionar os problemas apontados.

Nesse cenário em que as condições de trabalho dos profissionais são absolutamente precárias, Vossa Excelência, o Senhor Secretário, coloca em risco toda a população.

Não é por outra razão que o Município de Cuiabá foi alvo de ação judicial movida pelo Ministério Público e que redundou a determinação liminar de adotar medidas eficazes para conter a pandemia com a restrição da circulação de pessoas e providências para a ampliação de leitos de UTI. Certamente que se estivessem as condições de atendimento adequadas e a mortandade provocada pela pandemia controlada, não seria Vossa Excelência cobrada pelo Poder Judiciário, Ministério Público, CRM-MT e por esta entidade sindical.

Nesse cenário lamentável Repudiamos as declarações feitas pelo Senhor Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá e manifestamos nosso total apoio as instituições que estão atuando para superarmos os desafios impostos pela pandemia.

Cuiabá, 24 de junho de 2020.

EVELYN HACK BIDIGARAY

PRESIDENTE

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here