Trânsito Caótico :Guarda Municipal abandona a fiscalização do trânsito no Centro de Várzea Grande

0

O trânsito na região central de Várzea Grande, está caótico, devido a falta de fiscalização, da Guarda Municipal, que deixou de exercer suas funções de fiscalizador.

Motoristas fazem o que querem no trânsito, como estacionar em locais proibidos, parar no meio da rua e esperar o passageiro fazer compras, não respeitam sinalização, que aliás é bem falha. Muitos quebra-molas e semáforos instalados, sem estudo de engenharia, o que congestiona ainda mais o caótico trânsito.

A reportagem do Correio Metropolitano, passou vários dias circulando pelas principais avenidas de maior fluxo de carros , como a Filinto Muller, Couto Magalhães, Av da Feb, Júlio Pompeo de Campos, Av 31 de Março, Alzira Santana, entre outras,  e observou que nos dias em que esteve circulando pela cidade, não se viu uma viatura da Guarda Municipal, na fiscalização do trânsito. Por esta falha, motoristas abusam, e não respeitam nada, a ponto de aumentar o número de batidas, atropelamentos, com vítimas. O pior são os ônibus do transporte coletivo, que usam e abusam das leis de trânsito, cometendo barbaridades no trânsito, o que piora e muito o fluxo de carros.

Os mais críticos dizem que a Guarda Municipal se militarizou, e deixou de cumpri suas funções de guardar o patrimônio municipal, de fiscalizar o trânsito, e está na crise de identidade, uma vez que só querem exercer a função de segurança pública, que é o dever do estado. Até pode integrar as Forças de Segurança, em algumas operações especiais, mas daí, abandonar suas funções para qual foi criada, para só exercer funções que cabe as Forças Militares e Polícia Judiciária Civil, não dá. Como fica a defesa do cidadão de ir e vir com segurança, nas áreas de comércio da cidade, sem o apoio da Guarda Municipal? A Fiscalização do Trânsito? A defesa do Patrimônio Público?

Cada qual no seu quadrado, por isso, que os motoristas usam e abusam da liberdade de não terem fiscalização, e infringem as leis de trânsito. Uma balburdia, o trânsito de VG.

A Guarda Municipal não possui atribuição constitucional para efetuar atividades próprias de polícia, sejam elas ostensiva (Militar) ou judiciária (civil ou federal), tais como investigações, abordagens (salvo ao visualizar o flagrante delito).

O Papel da Guarda Municipal é :Zelar pelos bens públicos, equipamentos e prédios do executivo; Prevenir e impedir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações do município; Atuar, de forma preventiva e permanente, no território municipal, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações da prefeitura; Colaborar em ações conjuntas com os órgãos de segurança pública que contribuam com a paz social; Colaborar com o restabelecimento da paz em conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas; Exercer as competências de trânsito que lhes forem concedidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;Atuar na proteção ao patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;Cooperar com órgãos de defesa civil em suas atividades;Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria da segurança das comunidades;Estabelecer parcerias para desenvolvimento de ações preventivas integradas, com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios; Articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, mirando na adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município; Integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal.

Estas são algumas das atribuições da Guarda Municipal, e o que a Guarda de VG faz, se militarizou, e não cuida do trânsito e nem do patrimônio público.

Com a palavra, prefeito kalil Baracat, para colocar sua Gestão nos eixos, e servir de fato os cidadãos que pagam seus impostos, com os serviços da Guarda Municipal. Abra o olho Kalil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here