TRE-MT reprova por unanimidade contas de campanha de Carlos Avallone

0

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) teve suas contas da campanha de 2018 reprovadas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os membros da Corte em unanimidade acompanharam o voto do relator, o juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, em decisão publicada nesta terça-feira (14).

Além da reprovação, o parlamentar foi condenado a pagar uma multa eleitoral de R$ 91.131,58, o equivalente a 100% do excesso em desaprovação das contas.

Avallone é acusado de ter cometido caixa dois durante sua campanha de 2018, a qual concorreu ao cargo de deputado estadual. O tucano ficou na primeira suplência e assumiu após Guilherme Maluf deixar a Assembleia Legislativa para assumir a cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

A nova decisão do TRE impacta diretamente na cassação de deputado, que recorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Avallone foi cassado por abuso econômico e caixa dois, e com a reprovação de suas contas mantidas, torna-se mais árduo reverter o  quadro.

O parlamentar segue atuando na Casa de Leis, já que seu recurso ainda não foi julgado pelo TSE.

O mandato de Avallone foi submetido a julgamento depois de a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrar R$ 89,9 mil em um carro cheio de adesivos do então candidato em Poconé (a 101 km de Cuiabá).

No dia 10 de dezembro de 2020, por unanimidade, a Corte Eleitoral determinou a cassação do mandato do deputado e a anotação de inelegibilidade por oito anos. Nos embargos de declaração, oferecidos no dia 17 de dezembro, a defesa de Avallone alega omissões, contradições e obscuridades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here