A partir desta terça-feira (28), toda a população de Várzea Grande terá acesso à vacina contra a influenza (gripe). A informação é do secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, que lembra que a vacina estará disponível para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.
“O Ministério da Saúde anunciou a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população, pela baixa cobertura vacinal, porém a medida só vale este ano e enquanto durarem os estoques. Anteriormente a esta decisão, apenas podiam se vacinar nos postos de saúde quem fazia parte do grupo de risco, como idosos, professores e gestantes, entre outros. Toda a população a maiores de 6 meses, em Várzea Grande podem procurar as unidades de saúde próximas de suas casas e ficarem protegidos”, explicou o secretário Gonçalo de Barros.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, a vacinação ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades básicas de Saúde. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos dos vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.
“Temos contabilizado no município 26.710 doses aplicadas durante a Campanha de Vacinação contra a gripe dos grupos prioritários, de uma população a ser vacinada de 64.240, resultando em 44,7% de pessoas vacinadas. Trabalhadores da Saúde atingiu 73%, professores 60.4%, crianças 32%, idosos 48%, gestantes 29% e puérperas 19.24%. É importante que a população se vacine neste período para ficar protegida nesta época de inverno. Só para se ter uma ideia a vacina demora em torno de 15 dias para fazer efeito no organismo, quanto antes vacinar melhor. Não é necessário respeitar o intervalo entre a vacina da Covid-19 e da gripe”, destacou, Relva Cristina.
Com o retorno da Covid-19, é importante, segundo Gonçalo de Barros, que todos procurem as unidades para se vacinarem tanto contra a Covid-19 e completar o ciclo vacinal, quanto a da gripe, que evita doenças respiratórias graves.
“As campanhas de vacinação estão sendo feitas de forma simultânea em Várzea Grande. Quem for até o posto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 pode também receber a vacina da gripe, que pode ser aplicada no mesmo dia, sem restrição de obedecer o intervalo de uma vacina para outra. Aproveitando a ida até aos postos de vacinação, a orientação aos pais ou responsáveis pelas crianças é a de levar a carteirinha de vacinação e aproveitar a oportunidade para atualizar as doses contra as outras doenças. Vamos vacinar e garantir que doenças já erradicadas não voltem, como a poliomielite por exemplo. Vacinar significa prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta da criança sempre atualizada. Outro alerta é proteger o idosos, com a vacina evita-se doenças respiratórias graves”, destaca Gonçalo de Barros.