A campanha de vacinação contra a Covid-19, em Várzea Grande, retoma nesta segunda-feira (27), nas 15 Unidades Básicas de Saúde e vai até o dia 30 de dezembro. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022 não haverá pontos abertos. As unidades funcionarão no horário de expediente entre 8h às 11h e das 13h às 16h.
As 15 unidades exclusivas para a vacinação contra a Covid-19 no município são :Centro Saúde Nossa Senhora da Guia; UBS Santa Isabel; UBS Cabo Michel;
Clínica Atenção Primária Jd Glória; Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
ESF Jardim Manaíra; UBS Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro;
Policlínica Atenção Primária Parque do Lago; PSF Capão; Centro de Saúde Cohab Cristo Rei; Policlínica Marajoara; Aurília Curvo, UBS São Mateus , UBS do Água Vermelha e no ponto do Água Limpa na Maçonaria.
Segundo o secretário de Saúde Gonçalo de Barros, para o próximo ano, já a partir do dia 4 de janeiro (terça-feira), o Ginásio Poliesportivo Fiotão será reativado, e passará a ofertar a vacina todos os dias da semana, das 8h às 16 h. Nos dias 2 e 3 de janeiro a vacinação acontece nas 15 Unidades Básicas.
“Vamos continuar vacinando nas Unidades Básicas e ponto do Fiotão voltará a funcionar normalmente para vacinar a população, a partir do dia 4 de janeiro. Vamos neste mesmo dia desativar o ponto da Maçonaria. Ainda estamos focados em chamar a população para a segunda dose, e para aqueles que não tomaram nenhuma dose. A dose de reforço, ou a terceira dose, já será aplicada após passados 4 meses da aplicação da segunda dose. Para a terceira dose é só comparecer aos pontos de vacinação, apresentar a carteirinha vacinal, que a vacina será aplicada. Mas quem perdeu a carteirinha vacinal, é só mostrar um documento de identificação, que as equipes fazem a busca no cadastro, e a vacina será aplicada. Já os adolescentes de 12 anos acima, que ainda não se vacinaram, é necessário fazer o cadastro, no site da prefeitura de Várzea Grande. Se não tiver acesso à internet, pode comparecer a estes pontos, levar documento original com foto, comprovante de endereço, que o cadastro será feito na hora. O que queremos é dar acesso a todos várzea-grandenses, dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19”, alertou o secretário.
Síndrome Gripal: Outro alerta importante, segundo ainda a Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura , é o de que a vacina contra a COVID-19 não deve ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra vacina, incluindo a da Gripe, e o intervalo entre elas deve ser de 14 dias.
“ Estamos enfrentando uma onda do vírus H3N2 , em nosso município , que é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Para estes casos 4 Unidades da Atenção Primária, estão atendendo exclusivamente nossa população com a Síndrome Gripal. São elas: Clínica Atenção Primária Jd Glória; Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro; Policlínica Marajoara; Policlínica Atenção Primária Parque do Lago. Estamos atentos a todas as ocorrências em saúde em nosso município, e tomando as providências necessárias ao acesso no atendimento, tanto da Covid-19, como da Síndrome Gripal”, disse a superintendente Relva Cristina.
Sobre o vírus H3N2: assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, a recomendação é procurar uma das 4 unidades exclusivas para o diagnóstico e tratamento da gripe, e seguir a orientação médica.
O público mais vulnerável a contrair a Síndrome Gripal são crianças, idosos, além de infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas, e pessoas que tiveram contato direto, sem proteção de máscaras, com as pessoas que contraíram a gripe.
Cuidados: A transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.
Os cuidados são os mesmos da Pandemia Covid-19 : Procure lavar as mãos frequentemente (quando não for possível, use álcool gel);Utilize lenços descartáveis; Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos; Mantenha ambientes ventilados; Evite locais com aglomeração de pessoas; Evite compartilhar objetos de uso pessoal: cuia e bomba de chimarrão, batom, talheres, copos, entre outros;
Em contato com menores de seis meses: lave as mãos antes de manusear o bebê, evite dar beijos, principalmente nas mãos, não faça visitas se você estiver doente ou contato com pessoas doentes, e o principal usar máscara sempre. Uso correto de máscara facial; e se vacinar contra a Covid-19 e contra a Influenza.