Várzea Grande começa a vacinar jovens de 18 a 20 anos, neste sábado em dois pontos de vacinação

A meta é concluir a imunização da população adulta de Várzea Grande até a primeira quinzena de setembro e iniciar a etapa dos adolescentes.

0

Várzea Grande vai começar a vacinar pessoas de 18 anos a 20 anos contra a Covid-19 neste sábado (21 de agosto). A imunização desse público será em dois pontos no Parque Berneck- drive thru- e no ponto fixo das Clínicas Médicas do Univag. Também serão abertos mais dois pontos de vacinação neste dia 21 de agosto, no Jardim dos estados-ponto-fixo- e Ginásio Poliesportivo Fiotão, também ponto-fixo, para continuar vacinando as pessoas de 50 anos acima, e aplicação da segunda dose além dos já agendados nestes pontos de 21 a 24 anos. A ação de vacinação inicia às 8h da manhã nos quatro pontos e término previsto para às 16 horas.

O anúncio foi feito pelo prefeito Kalil Baracat em reunião com a equipe técnica gestora do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, nesta manhã de sexta-feira (20). O gestor disse que vacinar este público jovem, que hoje está mais vulnerável a doença, está sendo possível pelo planejamento diário que é feito pela Saúde Municipal, que com seriedade, prudência, está conduzindo a Campanha de Vacinação de forma satisfatória no município.

“Será um dia importante e esperado, porque todos nós estamos muito felizes em conseguirmos atingir essa meta. Nós já chegamos à marca de aplicar mais de 180 mil doses entre a primeira e a segunda dose, chegando ao público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é o de vacinar a população adulta. Com a conclusão da atual fase de imunização dos adultos, a próxima etapa, já autorizada pelo Ministério da Saúde, é vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. A ideia é de que esse público comece a ser vacinado a partir de setembro. Estamos trabalhando para isso”, disse Kalil Baracat.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, informou que o prefeito Kalil Baracat e a Saúde já estão solicitando junto ao Ministério da Saúde mais doses do imunizante Pfizer, que é atualmente a única autorizada a ser aplicada nos jovens entre 12 e 17 anos.

“No nosso planejamento, já antecipamos as possibilidades das novas etapas, enquanto executamos a imunização de toda a população adulta de Várzea Grande. Por isso a necessidade de obter imunizantes autorizados para as próximas etapas. É importante deixar bem claro que estamos imunizando as pessoas devidamente cadastradas e confirmadas, porém só são autorizadas a comparecerem aos pontos de vacinação, de forma espontânea, as pessoas de 50 anos acima, que ainda não se vacinaram e não conseguiram se cadastrar. Para esta faixa etária as equipes vão cadastrar nos pontos e vacinar. Gestantes e puérperas devem se cadastrar, e aguardar a confirmação”, explicou o secretário.

De acordo ainda com o secretário, como a imunização da nova faixa etária de 18 a 20 anos será em dois pontos, neste sábado (21), sendo no Parque Berneck e  no Univag, é importante, portar os documentos necessários, para agilidade da ação, como um documento com foto e comprovante de residência e cópia do cartão SUS.

“É apenas para melhor organização. No Parque Berneck podem comparecer de automóvel, bicicleta, moto. As pessoas que não puderem ir com veículo, também serão vacinados. A partir de hoje já devem consultar o site da prefeitura e verificar a confirmação, pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br e clicar na aba imunização. Sempre estamos solicitamos o envio das vacinas para o nosso município e conforme os imunizantes forem chegando, poderemos começar a atingir também o novo público-alvo dos adolescentes, sempre seguindo as regras do Plano Nacional de Imunização”, disse Gonçalo de barros, explicando que com a chegada de novas variantes a preocupação do Prefeito kalil Baracat é também o de proteger os jovens e os adolescentes do município com a imunização.

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here