O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, e o Município iniciaram nesta quarta-feira (11) a execução do projeto “Recuperação e Proteção de Nascentes e Cursos D´Água”. O evento de lançamento foi realizado no no Parque Bernardo Berneck.
O evento contou com a participação da promotora de Justiça Michelle de Miranda Rezende Villela, do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Celio Santos, lideranças comunitárias, servidores públicos e sociedade em geral.
Com duração prevista de 48 meses, o projeto desenvolverá ações para identificação e caracterização ambiental das nascentes, cursos d’água e áreas de Preservação Permanente dos córregos Traíras e Piçarrão, afluentes do Rio Cuiabá, localizados no município de Várzea Grande. Além da adoção de medidas voltadas à recuperação ambiental, o projeto prevê a realização de atividades de educação ambiental para sensibilização e envolvimento da população da região.
Segundo a promotora de Justiça Michelle de Miranda Rezende Villela, o projeto será desenvolvido em duas etapas, compostas por três fases. Os levantamentos e execução dos trabalhos contemplarão a microbacia do córrego Piçarrão e a microbacia do córrego das Traíras. A área de estudo de cada microbacia será dividida em três regiões. “Além do levantamento e coleta de dados, serão desenvolvidas ações de recuperação das áreas degradadas, monitoramento e acompanhamento das áreas em recuperação”, explicou.
Saiba mais sobre o Projeto