Várzea Grande vai reforçar a parceria com a UNIVAG para continuar utilizando na Clínica Médica do Curso de Medicina, inclusive com apoio de pessoal, para a continuidade da Campanha de Vacinação contra a COVID 19 que segue o Plano Nacional de Imunização.
A ideia é reforçar a vacinação para aqueles profissionais da área de saúde empregados ou autônomos que ainda não se vacinaram, para que o façam, pois ainda existem doses disponíveis, e também concluir a segunda etapa da vacinação destes mesmos profissionais que já receberam a primeira dose das vacinas.
Também será iniciada a vacinação da primeira dose para os idosos de 81 a 89 anos e também para aqueles acima dos 90 anos, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Essas novas rodadas de imunização estão sendo possível porque não houve o comparecimento esperado para os profissionais da área de saúde autônomos ou empregados, gerando uma economia no uso das doses. Só que a partir de agora, para um maior controle, todos tem que se cadastrar no site oficial de Várzea Grande (www.varzeagrande.mt.gov.br) e aguardar a confirmação da inscrição e agendamento da data, horário e local por email ou por SMS em seu celular.No ato do comparecimento para a vacina, os idosos terão que se apresentar munidos com documento oficial com foto, Cartão SUS e comprovante de domicílio em Várzea Grande.
Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a ordem do prefeito Kalil Baracat é que o processo de vacinação seja o mais célere possível, contemple a todos indistintamente e seja totalmente transparente para que não haja dúvidas de como a segunda maior cidade de Mato Grosso trata as questões relativas a COVID 19.
“A resolutividade do Dia D, realizado na última terça-feira, 09 de fevereiro, na UNIVAG, está nos levando a traçar novas estratégias, pois além de termos uma estrutura disponível, podemos contar com estacionamento para eventualmente realizar drive thru entre outras medidas que se demonstram necessárias e foram determinadas pelo prefeito Kalil Baracat para bem atender a população, ainda mais nestes tempos de pandemia”, explicou o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.
Ele agradeceu a parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e a UNIVAG, ao reitor Drauzius Medeiros e ao vice-reitor, Flávio Foguel, bem como ao governador Mauro Mendes e ao secretário Gilberto Figueiredo e lembrou que todos estão empenhados em enfrentar a COVID 19 que já contaminou 107.681.022 milhões de pessoas com 2.359.065 de óbitos em todo o mundo.
“São números preocupantes, mas temos outros parâmetros que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo para controlar novamente a pandemia da COVID 19, pois o mundo está atingindo nas próximas horas, 80 milhões de recuperados, o que demonstra estarem todos voltados para o controle e a cura”, disse o secretário de Assuntos Estratégicos, Gonçalo Barros que responde interinamente pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande.
Procedimentos:
Tanto os profissionais da área de saúde e os idosos que estarão recebendo a primeira dose da vacina, terão que se cadastrar no site oficial de Várzea Grande através do endereço www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19, e aguardar confirmação com data, local e hora por email ou SMS em celular informado.
No momento da vacinação estes grupos prioritários devem apresentar na hora da vacinação os documentos originais com foto, cartão do SUS e comprovante de domicílio de Várzea Grande.
Na sexta-feira, 12 de fevereiro, das 8 horas ao 12 horas, estarão sendo ofertadas 300 doses para profissionais de saúde autônomos ou não que não receberam a primeira dose, reforçando a necessidade do cadastro no site oficial de da Prefeitura de Várzea Grande e a confirmação da vacina.
Já quanto aos idosos são 1.800 doses, sendo 650 doses para aqueles idosos acima de 90 anos e 1.150 doses para aqueles entre 81 e 89 anos. Também será aplicado no novo Dia ‘D’, neste sábado, 13 de fevereiro, a segunda dose dos trabalhadores da saúde de Várzea Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande vai manter um atendimento especial para aqueles com dificuldades de locomoção ,para eventuais visitas e também manterá a possibilidade de realizar presencialmente com documentos, a inscrição daqueles que tem alguma dificuldade em realizar a mesma.