Várzea Grande inicia vacinação nesta semana em garis e pessoas sem comorbidades de 55 a 59 anos

0

Várzea Grande dá mais um passo importante na vacinação dos grupos considerados prioritários e que exercem e prestam serviços essenciais à sociedade. O Prefeito Kalil Baracat após reunião do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, estabeleceu, mais um grupo a ser vacinado, nesta semana, os profissionais que colaboram na limpeza urbana e na coleta de lixo – os garis – além de determinar o início da vacinação de pessoas de 55 anos à 59 sem comorbidades.

Nesta segunda-feira (7), em mais uma edição do ‘Corujão da Vacinação’, no Centro Universitário – Univag- Clínicas Médicas, das 16 às 22h em sistema Drive Thru, inicia a vacinação em pessoas sem comorbidades, de 55 anos a 59, devidamente cadastradas e confirmadas. Paralelamente a vacinação também ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, para pessoas com comorbidades, das 8h às 13h.

E nesta próxima terça-feira (8) a vacinação ocorre, no Ginásio Poliesportivo Fiotão – para pessoas com comorbidades agendadas, das 8 às 15 h, e haverá aplicação da segunda dose da Coronavac, para aquelas pessoas que aguardaram o período de 28 a 30 dias de uma dose para outra e da AstraZeneca , com intervalo de 90 dias. Para estes casos é só levar o cartão de vacinação.  Lembrando que esta ação da segunda dose está programada somente para o período da manhã. Já das 15h às 20h haverá mais uma edição do ‘Resgate Cidadão’, para idosos acima de 60 anos, e serão vacinados os profissionais da limpeza urbana, – garis – das 16 às 20h.

“O Resgate Cidadão é justamente para vacinar os idosos acima de 60 anos que por algum motivo ainda não se vacinou. Nesta terça-feira as equipes farão cadastro na hora, e a vacina será aplicada. É necessário levar um documento com foto, com CPF, e comprovante de residência e quem tiver o cartão SUS levar”, explicou o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros.

Thank you for watching

“Os passos são dados conforme as informações e planejamento da secretaria de Saúde, tanto na disponibilização de vacinas, quanto sobre o contingente já vacinado e a ser vacinado. Vamos avançando nos grupos prioritários, e abrindo gradativamente em ordem decrescente para aquelas pessoas sem comorbidades. E nunca esquecendo dos idosos acima de 60 anos, onde a Saúde Pública, edita o Resgate Cidadão, que é justamente a busca ativa, desta faixa etária que têm seu direito garantido de se vacinar, e que por algum motivo o impede. Para esses casos, todas as terças-feiras, no período da tarde ocorre a vacinação, no Fiotão. Essa ação humanitária foi acatada pela sociedade várzea-grandense que nos ajudam a identificar e levar estas pessoas para se vacinarem”, explicou o prefeito Kalil Baracat.

Gonçalo de Barros afiançou que para vacinar os garis estabeleceu parceria com a secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que junto às empresas prestadoras de serviços, controlam a lista de quem realmente vão vacinar, preenchendo os critérios e regras da Campanha de Vacinação, além dos efetivos da secretaria.

Sobre a inclusão dos garis e demais profissionais da limpeza urbana e da coleta de lixo no rol de prioritários no plano de vacinação, o secretário afirma que esses profissionais executam suas atribuições mediante amplo contato com a população. “Fato esse que, além de expô-los demasiadamente ao contágio, os torna potenciais propagadores involuntários do vírus, e necessitam serem imunizados, principalmente pelas atribuições de suas funções, que são consideradas de utilidade pública.”

Gonçalo de Barros diz que no final de semana e feriado de Corpus Christi foram reservados os pontos de vacinação para também vacinarem professores das Redes Pública, Privada e Federal de ensino, o que garantiu bons resultados. “Dos cerca de 7 mil profissionais a serem vacinados, conseguimos com esta Força – Tarefa vacinar 4.711, considerado um bom número desses profissionais vacinados, uma vez que as escolas vão funcionar de forma remota e presencial. Mas para aqueles que não puderam comparecer nos dias estipulados, vamos ainda nesta semana planejar uma data para zerar este grupo de professores que ainda faltam se vacinar. Tudo é cautelosamente planejado”, argumentou o secretário.

– Calendário de Vacinação para 7 e 8 de junho:

– 7 de junho:

Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão

Horário: 8h às 13h

Público a ser vacinado: Pessoas com comorbidades

Corujão da Vacinação: No Centro Universitário – Univag- Clínicas Médicas, das 16 às 22h em sistema Drive Thru, inicia a vacinação em pessoas sem comorbidades, de 55 anos a 59, devidamente cadastradas e confirmadas.

– Terça – Feira – 8 de junho:

Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão

Horário: 8h às 16h: Pessoas com comorbidades

Corujinha da Vacinação: Resgate Cidadão

Horário: 16h às 20h: Profissionais da Limpeza Urbana (garis) e pessoas acima de 60 anos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here