O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, diz que a meta desta semana é vacinar mais de 20 mil pessoas, com a liberação, a partir de hoje, a vacinação a vacinação da dose de reforço – terceira dose, dos profissionais da Saúde e de idosos de 60 anos acima, ambos os casos, com distanciamento da segunda dose para a terceira de 180 dias e também a liberação da vacinação de jovens de 12 a 14 anos sem comorbidades.
“Pretendemos vacinar nesta semana mais de 20 mil pessoas, com a primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19. Várzea Grande já vacinou 88% da população com a primeira dose, 70% com a segunda dose, e queremos chegar ao final deste mês com 92% da população vacinada com pelo menos uma dose.
Hoje a vacinação ocorre das 8 até as 16 horas no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de
Campos em sistema ponto fixo e das 16 às 22 horas no Parque Berneck em sistema Drive Thru. Serão vacinados os profissionais de saúde e idosos já cadastrados que não necessitam de um novo cadastramento para receberem a dose de reforço e os jovens de 12 a 14 anos sem comorbidades que necessitam de cadastro para validarem seu direito a vacinação serão vacinados.
“Estamos trabalhando com planejamento que tem obtido resultados mais do que expressivos, bastando ver o percentual de imunizados, mas novas metas foram estipuladas pelo prefeito Kalil Baracat e estamos perseguindo as mesmas para que a população se sinta segura de que o que existe em termos e saúde, prevenção e combate a COVID 19 estará a
alcance de todos que necessitarem”, explicou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros.
Ele também enalteceu o empenho e dedicação dos profissionais de Saúde e
ponderou que a meta é até novembro atingir mais de 80% da população com
duas doses de vacinas e avançar na dose de reforço, e com a nova meta de outubro de atingir 92%.
“Se não faltar imunizantes, nós iremos vacinar a todos e se possível queremos ainda em 2021 vacinar toda a população de Várzea Grande já pensando no
planejamento de 2022, pois a Covid 19 apesar de demonstrar em números
que está sob controle, deverá permanecer entre as pessoas por muitos
anos, por isso vamos já planejar, e as vacinas vão para as unidades de saúde, na rotina vacinal da população. Igual a H1N1, que quando iniciou a pandemia, ocorreu da mesma forma que a da Covid-19, e depois virou vacina de rotina”,
Calendário da Vacinação:
Na Quinta-feira (7), a vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16, e Corujão da Vacinação no Jardim dos Estados, das 16 às 22h.
Sexta-feira (8), haverá a edição do Sextou VG Vacinação, que ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão das 8h às 24h.
Sábado (9), a vacinação ocorrerá em dois pontos, no Ginásio Poliesportivo Fiotão e Parque Berneck, ambos os locais a vacinação inicia as 8h e término previsto para as 16h.