Várzea Grande realiza mutirão “Sextou Vacina VG” contra Covid-19, amanhã, no Fiotão

0

A prefeitura de Várzea Grande, segue inovando na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município, com o principal objetivo de oportunizar a todos os munícipes dos grupos prioritários e as faixas etárias já autorizadas para tomar os imunizantes. Nesta sexta-feira,10 de setembro, será realizado o grande mutirão da vacinação “Sextou Vacina VG “, que acontece em um único ponto da cidade, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, iniciando às 8h da manhã e indo até meia noite.

Serão esperadas neste dia cerca de 8 mil pessoas para serem vacinadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o foco dessa intensificação é a segunda dose, pessoas cadastradas e pessoas acima de 18 anos que ainda não se vacinaram, no projeto Resgate Cidadão.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande , Gonçalo de Barros, a maioria do público previsto para esse mutirão está na faixa de 40 anos acima, que ainda não se vacinou nem na primeira dose e nem na segunda dose, porém não vai haver restrição de idade, desde que obedecidos os intervalos mínimos estabelecidos de uma dose para outra . Quem estiver nesses prazos, independentemente da idade, respeitando os contemplados de 18 anos acima, poderão se vacinar com a segunda dose, e com a primeira quem ainda não conseguiu se cadastrar.

“Foi pensado um dia inteiro para oportunizar a todos já contemplados, que por algum motivo ainda não se vacinou. As pessoas acima de 18 anos, mesmo sem cadastro podem comparecer de forma espontânea, que as equipes, vão cadastrar e a vacina será aplicada. Já as pessoas que perderam prazos da segunda dose também poderão se dirigir amanhã ao Fiotão, porém observados os intervalos, para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca/Oxford há 70 dias ou mais; para quem recebeu a primeira dose de CoronaVac/Butantan há 28 dias ou mais; e para quem tiver tomado a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech há 70 dias ou mais. Quem tem mais de 18 anos e ainda não iniciaram o ciclo vacinal, também poderão ser vacinados com a primeira dose, além das pessoas cadastradas e confirmadas. Será um dia inteiro, que as equipes estarão à disposição destes públicos alvos, vacinando e cadastrando. Foi uma forma encontrada para a desburocratização e oportunizar o acesso à vacina aos várzea-grandenses”, explicou o secretário.

O secretário explicou que todas as ações de vacinação da Saúde Municipal estão contidas no Plano Nacional de Vacinação, e conforme o planejamento estratégico adotado, o município já poderá avançar e está preparado, para as próximas etapas já autorizadas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

“O Mutirão ‘Sextou Vacina VG’, cumpre mais uma etapa da nossa campanha. Vamos vacinar o máximo de pessoas possível neste dia dos grupos e faixas etárias contempladas, daí então estaremos preparados, para iniciarmos a partir do dia 15 de setembro as novas etapas, que são vacinar adolescentes de 12 a 17, anos, cujos cadastros já estão prontos, e iniciarmos as confirmações e ainda vacinar com a terceira dose, idosos acima de 70 anos. Tanto estes adolescentes, quanto os idosos serão imunizados com a vacina da Pfizer/BioNTech, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Para esta nova etapa as vacinas ainda serão distribuídas pelos órgãos competentes aos municípios”, explicou Gonçalo de Barros.

Gonçalo explica ainda, que cerca de 100 idosos do Lar São Vicente de Paula, estão sendo vacinados, com os imunizantes do estoque do município. “Para estes idosos a vacinação da terceira dose foi antecipada, em decorrência da situação em que vivem em comunidade, e teve a autorização do Governo do Estado. Os idosos em geral, serão imunizados com a terceira dose a partir do dia 15 de setembro, e a data está condicionada a chegada dos imunizantes. Sempre seguindo o Plano Nacional de Imunização que inicia este novo processo, com idosos de 70 anos acima, e consecutivamente vai contemplando a todos até chegar a vacinar todos os idosos de 60 anos acima”, detalhou o secretário.

Documentos necessários para o mutirão ‘Sextou Vacina VG”:

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF, e comprovante de residência.

Para receber a segunda dose basta levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Em caso de perda ou extravio, se dirigir às equipes do cadastro, que estarão disponíveis para solucionar o caso e dar acesso a vacina. Levar documento original com foto e CPF

As pessoas com 18 anos e mais devem apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência, com cópia.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here