Várzea Grande vacina idosos acima de  75 anos para a primeira dose

No ato da vacinação são exigidos os documentos originais da carteira de identidade, ou um documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS.

0
São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

Várzea Grande faz segunda chamada para vacinar a população idosa com idade igual ou superior a 75 anos, que não se vacinaram nas datas anteriores. A Vacinação ocorre nesta sexta-feira (12) na Clínica Médica do Centro Universitário – Univag – das 8h às 13h, em sistema Drive Thu e ponto fixo para aqueles que não tem carro.

O Sistema para cadastro está aberto, e quem ainda não fez o cadastro poderá acessar pelo endereço  eletrônico  da prefeitura de Várzea Grande www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO VACINA COVID-19.

No ato da vacinação são exigidos os documentos originais da carteira de identidade, ou um documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS.

O cronograma de vacinação em Várzea Grande está sendo definido pelas equipes da Vigilância em Saúde. Como explica a superintendente de Vigilância em Saúde Relva Cristina  ,para aplicação das primeiras doses o município seguiu as orientações do Ministério da Saúde e  foram destinadas a profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do atendimento à doença, idosos em instituições de longa permanência, pessoas acamadas, e gradativamente conforme as vacinas forem sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, Várzea Grande avança na aplicação das vacinas, ainda com foco no público alvo idosos. Como muitos idosos com idade igual ou superior a 75 anos , não se vacinaram, foi decidido abrir mais uma oportunidade para se vacinarem.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o município já aplicou 9.467 doses da vacina contra a Covid-19, deste total, 6.409 foram aplicação da primeira dose e 3.058 aplicações da segunda dose.

O município recebeu do Governo do Estado até o momento 12.578 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 7.924 para a primeira dose e 5.644 para a segunda dose.

Relva Explica explica que o município ainda continua vacinando os grupos prioritários idosos e profissionais da saúde, e que Várzea Grande montou uma força-tarefa, em parceria com o Centro Universitário – Univag, para poder alcançar a meta de vacinação, e aplicar a vacina para todos que têm direito.

“O Estado de Mato Grosso também tem sido um grande parceiro do município, e com o avanço da epidemia é importante vacinar o máximo de pessoas possíveis. Estamos empenhados em garantir rapidez e dar vazão com eficiência, para que mais pessoas sejam imunizadas. Um esforço conjunto, adotado desde o início da pandemia, e que conta com planejamento e infraestrutura da nossa secretaria, e parceria que firmamos com o Univag.  Medidas que certamente vão ajudar a salvar milhares de vidas. Temos assegurado a segunda dose para todos que receberam a primeira dose, porém no tempo certo, de intervalo de uma aplicação a outra. O recomendado são 28 dias de intervalo para quem tomou a vacina da Coronavac  e 90 dias AstraZeneca . Ainda estamos vacinando idosos, até chegar na faixa de idade de 60 anos acima. Quando definirmos as próximas etapas, vamos continuar nos nossos canais oficiais da Prefeitura de Várzea Grande divulgando e informando a população”, explicou o prefeito  Kalil Baracat , informando que Várzea Grande recebeu mais uma remessa de vacinas de 2.040 doses na quinta -feira(12), e novas programações vão ocorrer para vacinar mais pessoas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina alerta que entre 20 e 25 dias após a segunda dose  que os vacinados ficarão imunes, porém não significa que não vai contrair a doença, se contrair após a vacina, os sintomas são mais leves “ As regras são as mesmas, distanciamento social, não aglomeração, uso de máscaras, uso de álcool em gel, lavar sempre as mãos As famílias também devem praticar o distanciamento dentro de casa, nesta fase de avanço da pandemia, para evitar contágio. As pessoas saem para trabalhar e estão mais suscetíveis ao contágio, por isso o importante é não compartilhar do mesmo copo, talheres, o que ajuda a evitar contágio de fora para dentro de casa. São orientações que se colocadas em prática ajudam a não proliferar a doença”, disse Relva Cristina.

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here