Em reportagem publicada na quinta-feira (24), o UOL cita diálogo do empresário Andreson de Oliveira, alvo da Operação Ultima Ratio da Polícia Federal, que apontam o envolvimento de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em um suposto esquema de venda de sentenças.
Andreson seria o lobista no esquema que envolve o advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro de 2023 em Cuiabá. Ao cumprir o mandado contra Andreson, na manhã do dia 24, a PF não o encontrou em sua casa, no condomínio Alphaville em Cuiabá. Buscas foram realizadas na residência. A PF também mirou desembargadores do Mato Grosso do Sul.
Segundo o UOL, Andreson teria antecipado, com dois meses, uma decisão que depois seria proferida pelo ministro Antônio Carlos Ferreira. A reportagem também teve acesso a diálogos entre Zampieri e Andreson, alguns deles sobre pagamentos a funcionários do STJ e, em uma das ocasiões, eles discutem sobre um processo de relatoria da ministra Nancy Andrighi, sobre disputa de posse de um terreno. Também é citado um episódio em que decidem pedir a prevenção da ministra Isabel Gallotti para um processo de interesse do esquema criminoso.