Uma confusão registrada na Câmara Municipal de Querência (945 km de Cuiabá), na qual um vereador sacou uma arma dentro do plenário e apontou contra outro colega parlamentar, obrigou a Polícia Militar a intervir rapidamente e resultou no encerramento da sessão na manhã desta segunda-feira (21). Também houve luta corporal entre os vereadores Neiriberto Erthal (PSC) e Edmar Batista (PDT).
Quem sacou a arma foi o vereador Neiriberto, também conhecido como Professor Neiriberto. Apesar de ter disputado as eleições como o termo “Professor”, ele é, na verdade, policial militar e por isso anda armado, mesmo dentro do plenário.
Ele faz parte da mesa diretora e ocupa o cargo de 1º secretário. A sessão tinha na pauta diversos projetos polêmicos, incluindo uma proposta de aumentar a quantidade de vereadores, de nove para 11.
Outro projeto em análise seria a implantação de férias remuneradas e 13º salário para os parlamentares. Por este motivo, dezenas de moradores se mobilizaram pelas redes sociais para protestarem nas dependências do Legislativo Municipal.
As galerias da Câmara estavam lotadas de populares e também uma equipe da Polícia Militar que acompanhava a sessão, pois já havia indícios de que seria tumultuada com ânimos exaltados. No decorrer da sessão, quando uma das pautas era debatida, os vereadores Neiriberto e Edmar começaram a discutir por causa de opiniões divergentes e logo em seguida se agrediram entrando em luta corporal.
Um vídeo gravado dentro da Câmara mostra Neiriberto dizendo que o trabalho realizado no local é “organizado”. Em seguida, manda outro vereador “ser homem e assumir que recebeu doação”.
Em seguida, se levanta e avança contra Edmar, partindo para agressão e sacando a arma contra o desafeto. A partir de então, o que se houve são gritarias e vaias por parte dos populares que ocupam a galeria da Câmara.
A gravação também mostra um policial militar tentando segurar o vereador armado para evitar uma tragédia dentro do plenário. Ninguém ficou ferido e a sessão foi encerrada em seguida.