Vereadores que receberam 13º salário têm até dia 21 para devolverem recursos aos cofres públicos

Cada um dos 21 vereadores de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, recebe atualmente mais de R$ 10 mil de salário.

0

O Tribunal de Contas Estadual (TCE) determinou a suspensão do pagamento do 13º salário aos vereadores de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Contas no dia 28 de dezembro e divulgada na quarta-feira (9).

Cada um dos 21 vereadores de Várzea Grande recebe atualmente mais de R$ 10 mil de salário.

A ação foi proposta pelo Ministério Público de Contas, que apontou violação do princípio da anterioridade, já que o projeto que autoriza o pagamento do benefício foi aprovado em dezembro de 2017 e, conforme a Constituição Federal, só poderia ser pago na próxima legislatura, que terá início em 2021.

Conforme o conselheiro Moises Maciel, plantonista do TCE, caso o 13º salário de 2018 já tenha sido pago aos vereadores, eles têm até o dia 21 de janeiro para devolver o valor aos cofres públicos.

“Ao instituir o 13° subsídio com pagamento ainda durante a atual legislatura, a Câmara Municipal de Várzea Grande não só deixou de observar tais prescrições normativas, como também o princípio da anterioridade previsto no art. 29, VI, da Constituição Federal”, diz trecho da decisão do conselheiro plantonista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here