O professor Evandro Aparecido Soares da Silva assumiu a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após a renúncia da professora Myrian Serra. O ato foi assinado em reunião extraordinária, na manhã desta segunda-feira (2). Evandro era vice-reitor da universidade.
O mandato de Evandro à frente da UFMT vai até 13 de outubro de 2020.
Myrian comunicou o Ministério da Educação (MEC) sobre a renúncia em fevereiro deste ano. Ela deixa o cargo nesta segunda-feira (2).
O novo reitor já foi aluno da universidade e professor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (Faet). Ele também já participou do processo de gestão da UFMT.
Evandro é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade e tem Mestrado e Doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Durante a reunião, ele disse que se dedicará para executar as deliberações dos Conselhos Universitário (Consuni); de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Diretor, expressa no estatuto da Universidade.
Myrian Serra, reitora da UFMT — Foto: Maria Anffe/Gcom-MT
Em um ofício à Associação Nacional do Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a ex-reitora Myrian Serra alegou motivos pessoais.
“Agradeço à ANDIFES pelo apoio recebido. Fiz muitos amigos que são essenciais para a vida e para o exercício de nossa função. A partir de agora estarei em outras frentes, sempre em defesa da Educação Superior Autônoma, Pública, Gratuita, Democrática, Laica e Inclusiva”, diz trecho do comunicado.
Myrian estava no cargo desde 2016. O mandato dela estava previsto para encerrar em outubro de 2020.
À época do anúncio de saída, a assessoria da universidade divulgou uma carta aberta da reitora sobre a decisão de renunciar.