Faltando cinco dias para os cuiabanos escolherem quem vai comandar o Palácio Alencastro pelos próximos quatro anos, Lúdio Cabral (PT), segundo pesquisa da Percent, encomendada pela TV Cuiabá e Portal O Documento, ultrapassou o seu oponente, Abílio Brunini (PL). A virada eleitoral, fotografada entre os dias 19 e 21 de outubro, coloca Lúdio com 53,2% dos votos válidos. Abílio, que terminou o primeiro turno à frente do seu concorrente, registrou 46,8% de preferência popular.
Se as eleições fossem hoje, conforme dados consolidados da quantitativa presencial, Lúdio seria eleito prefeito de Cuiabá com uma frente eleitoral de aproximadamente 20 mil votos, o que afasta numericamente qualquer possibilidade de empate técnico, de acordo com relatório final da Percent.
No quadro estimulado, quando se apresenta ao entrevistado nomes dos dois candidatos à prefeitura da Capital, mais uma vez, Lúdio aparece na liderança com 46,7%, seguido por Brunini, que cravou exatos 41% das citações. No início do segundo turno, outros dois institutos ainda mostravam Abílio à frente, mas Lúdio já esboçava reação, apontando provável virada de mesa, o que de fato se cristalizou às vésperas do sufrágio.
Segundo o proprietário da Percent, Ronye Steffan, a migração de votos, principalmente de Eduardo Botelho (União Brasil) e Domingos Kennedy (MDB), ao candidato, Lúdio Cabral, ocorreu em alto escala, superando todos os comparativos com disputas majoritárias anteriores.
“O que se viu na virada do primeiro para o segundo turno, foi um verdadeiro turbilhão de apoios ao Lúdio. Ele ganhou cerca de 25 pontos percentuais, o que confirma enorme migração de votos, a maior das últimas décadas. Os eleitores do Botelho e Kennedy marcharam, em grande número, ao encontro do Lúdio. Já Abílio, que venceu o primeiro turno, ficou estacionado, vendo sua liderança sendo tirada dia após dia”, explicou, Ronye.
Ainda na avaliação do pesquisador, o fator preponderante que assegurou a invertida de posições entre Cabral e Brunini, foi a linha distinta dos programas de TV e rádio. “Enquanto o marketing do Lúdio transmite uma imagem que simboliza a união do povo cuiabano, no sentido oposto, Abílio segue com a campanha mais agressiva, tentando ligar Lúdio ao desgaste nacional do PT. Até agora, a estratégia não funcionou”, disse Steffan.
A Percent avaliou também o índice de rejeição dos candidatos. Neste quesito, Abílio, como ocorre desde o início da campanha, é o mais rejeitado com 41%. Lúdio tem a recusa de 34,2% do eleitorado cuiabano.
Metodologia
A coleta de dados foi presencial e aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro com 1.200 pessoas. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-09106/2024.